Dom Pedro Conti comemorou 28 anos de ordenação episcopal

MACAPÁ (AP) – Por Jefferson Souza (Pascom) | Com colaboração de Paulynna Figueiredo (Pascom)

Missa em ação de graças foi presidida na Catedral São José

O bispo diocesano, dom Pedro José Conti, comemorou no último domingo (18/2) os seus 28 anos de ordenação episcopal. A celebração em ação de graças presidida por dom Pedro aconteceu na Catedral São José com a participação da comunidade paroquial.

Após a missa, dom Pedro foi homenageado por colaboradores da Catedral e durante o dia recebeu várias mensagens de felicitações. Em vídeo para a redes sociais da Diocese de Macapá, destacou que a data é um dia de agradecimento. “Tenho que agradecer ao Senhor por ter chegado a este dia. dia importante. Eu lembro, 28 anos atrás, na escadaria lá da Catedral de Conceição do Araguaia, a ordenação episcopal. Foram 9 anos lá e agora 19 anos aqui em Macapá’, recordou.

Dom Pedro disse ser grato a acolhida recebida do povo de Deus em Macapá. “Estou chegando ao final, vou completar este ano 75 anos, antes de tudo agradeço ao Senhor, agradeço a acolhida, a amizade, a fraternidade e todo mundo faz o que pode fazer”, concluiu. Confira o vídeo.

O Papa São João Paulo II escolheu o padre missionário Pedro Conti como bispo da Diocese de Santíssima Conceição do Araguaia (PA) em 27 de dezembro de 1995. Ele recebeu a ordenação episcopal através de dom Vicente Joaquim Zico, arcebispo de Belém, em 18 de fevereiro de 1996, em Conceição do Araguaia, tendo como consagrantes Dom Miguel Maria Giambelli, bispo de Bragança do Pará, e Dom José Vieira de Lima, bispo de Marabá.

“Senhor, tu sabes que eu te amo” foi o lema escolhido para seu ministério episcopal. Em 29 de dezembro de 2004 foi nomeado bispo diocesano de Macapá.

Fotos: Paullynna Figueiredo – Pascom

Sucessão Apostólica

Para os católicos a Sucessão Apostólica é a transmissão da missão e do poder dos apóstolos aos seus sucessores, que são os bispos legitimamente ordenados e em comunhão com o Pontífice Romano, o Papa.

De acordo com o Catecismo da Igreja Católica, “A sucessão apostólica é a transmissão, mediante o sacramento da Ordem, da missão e do poder dos Apóstolos aos seus sucessores, os Bispos. Graças a esta transmissão, a Igreja permanece em comunhão de fé e de vida com a sua origem, enquanto ao longo dos séculos orienta todo o seu apostolado para a difusão do Reino de Cristo na terra”(176).

Dom Pedro Conti traz consigo em sua linhagem episcopal nomes importantes como o arcebispo de Belém do Pará, dom Vicente Joaquim Zico, que por sua vez foi ordenado bispo pelo Papa São João Paulo II. Outros Papas também estão listados na sucessão apostólica herdade pelo bispo de Macapá, como: Leão XII, Clemente XIII e Bento XIII.

Dom Pedro também foi bispo consagrador principal de dom Valentim Fagundes de Meneses, em 2020.

Pastoral da Comunicação: (96) 98414-2731
www.diocesedemacapa.com.br