Festividade de São José busca em 2024 promover o encontro de Jesus nos irmãos

MACAPÁ (AP) – Por Márcia Fonseca (Pascom

Missa solene em honra ao padroeiro acontece em 19 de março

Com a presença da comunidade, coordenação e imprensa local, a Diocese de Macapá lançou na manhã desta sexta-feira (16/2) a programação da Festividade em honra à São José, padroeiro de Macapá e do Amapá. No lançamento foi apresentado ainda o tema, lema e o cartaz da festa.

Para este ano a Diocese busca com a festividade levar a reflexão do encontro de Jesus nos irmãos e irmãs, e escolheu o tema: “Com São José procuramos Jesus, para encontrá-lo nos irmãos e irmãs” e o lema: “Filho… Olha teu pai e eu andávamos a tua procura” (Lc 2,48).

O bispo de Macapá Dom Pedro ressaltou que a escolha foi feita em consonância com a Campanha da Fraternidade 2024.

“Nós da equipe, procuramos juntar um pouco de tudo, escolhendo portanto o lema que significa desejo de encontrar, isso é o importante, a preocupação que está vindo de todos nós, mas o mais importante, é onde é que vamos encontra Jesus? Portanto, juntamos o tema da campanha, que também que é a amizade social e uma inspiração na carta encíclica do Papa Francisco Fratelli tutti”, explicou Dom Pedro.

O cartaz da festa deste ano apresentado pelo coordenador Pe. Rafael Doneschi traz elementos que remetem de forma didática a imagem de São José, o encontro fraterno e a catedral de São José.

“O cartaz é feito por vários elementos. É claro que o elemento central é a imagem de São José, mais temos dois elementos simbólicos que representam a fraternidade: duas mãos que se encontram na diferença, de cada um, mas que na hora da necessidade, um encontra o outro. E também uma espécie de coroa que está ao redor da imagem de São José. Neste ano fizemos questão de colocar no cartaz a imagem da nossa catedral. Com o cuidado especial representado por uma mão que está em cima do telhado onde se Deus quiser, neste ano vamos dar realizar as obras de revitalização” definiu o coordenador.

A programação oficial da festividade inicia no domingo, 18, com a missa de bênção das imagens dos devotos do santo padroeiro e envio das equipes de peregrinação, às 19h, na Catedral. A peregrinação acontece até o dia 15 de março com encontros, missas e visitas em instituições públicas ou privadas e em famílias devotas, uma preparação para a grande celebração do dia 19 de março, dia da festa litúrgica do santo padroeiro.

Confira a programação:

LANÇAMENTO DA FESTIVIDADE

Data: 16/02/2024 (sexta-feira) 11h00 Catedral Histórica de São José

MISSA DE ENVIO e EXPLICAÇÃO DO TEMA E DO CARTAZ AO POVO DE DEUS

Data: 18/02/2024 (Domingo) Horário: 19h00 Local: Catedral São José

PEREGRINAÇÕES NA CIDADE

Período: De 19/02 a 15/03/2024 De acordo com escala das peregrinações

ROMARIA DE SÃO JOSÉ PARA OS CICLISTAS

Data: 04/03/2024 Saída Escola Edigar Lino 20h. Percurso: Av. Ana Nery, Leopoldo Machado, Av. Cora de Carvalho, Rua Santos Dumont e Av. Tereza Maciel Tavares, 312 – Muca.

MISSA DOS SANTOS ÓLEOS

07/03/2024 19H, Catedral São José

MISSA DO ANIVERSÁRIO DE 263 ANOS DA CATEDRAL HISTÓRICA DE SÃO JOSÉ

Data: 06/03/2024 (Quarta-feira): 12h00 Cat. Histórica de São José

ENCONTROS DE REFLEXÃO E ORAÇÃO NAS FAMÍLIAS

De 25/02 a 15/03: 6 Encontros Comunitários nas Famílias propostos no Livro das Peregrinações (temas da Campanha da Fraternidade com a figura de São José)

ROMARIA DE SÃO JOSÉ PARA AS CRIANÇAS

Data: 16/03/2024 (Sábado)

Horário: 16h00 Oração e Bênção das crianças na Catedral Histórica São José), Romaria dos Devotos Mirins até a Imagem de São José, no Lugar Bonito, na Orla de Macapá, Lanche

ROMARIA DE SÃO JOSÉ PARA OS JOVENS

Data: 17/03/2024 (Domingo) 9H: Concentração dos Jovens na frente da Igreja Santa Inês. Caminhada.

SANTA MISSA NA FRENTE DO MONUMENTO DE SÃO JOSÉ NA ORLA DE MACAPÁ

Horário: 10h00 Local: Lugar Bonito (Orla de Macapá)

MISSA DO 18º ANO DE DEDICAÇÃO DA CATEDRAL SÃO JOSÉ

Data: 17/03/2024 (Domingo) Horário: 19h00 Local: Catedral São José

TRÍDUO DE SÃO JOSÉ

Horário: 18h00 Oração do Tríduo. 19h00 Missa

Local: Catedral Histórica de São José

1º. Dia: 16/03/2024 (Sábado)

2º. Dia: 17/03/2024 (Domingo)

3º. Dia: 18/03/2024 (Segunda-feira)

CARREATA DE SÃO JOSÉ PELAS RUAS DA CIDADES DAS 16H EM DIANTE.

Data: 18/03/2024 (Segunda-feira)

SOLENIDADE DE SÃO JOSÉ, PADROEIRO. 19 DE MARÇO (Terça-feira)

07h30 – Missa Solene na Catedral de São José.

Procissão até a Igreja Jesus de Nazaré. Percurso: Rua Gen. Rondon, Av. Mãe Luzia, Rua Leopoldo Machado, Igreja Jesus de Nazaré.

PROGRAMAÇÃO SOCIAL.

– BINGO dinheiro (R$ 5.000, 2.500, 1.500) e prémios / RIFA / COMIDA TÍPICA – MÚSICA…

ENCERRAMENTO

Carreata, às 17h30, saída da Igreja Jesus de Nazaré até a Catedral