Macapá 266 anos: Em mensagem, bispo pede “diálogo e colaboração entre os governantes”

MACAPÁ (AP) – Por Redação Pascom

Missa aconteceu na Catedral São José reuniu autoridades e o povo de Deus em Macapá

O bispo diocesano dom Pedro José Conti enviou uma mensagem endereça às autoridades civis do Estado e do Município de Macapá. Lida durante a celebração da missa na Catedral São José, na manhã de domingo (4/2), aniversário de 266 de fundação de Macapá, a mensagem apresenta o tema da “Amizade Social” proposta pela Campanha da Fraternidade 2024, inspirada na Encíclica do Fratelli Tutti do Papa Francisco.

Dom Pedro faz votos “que Macapá não seja somente uma cidade mais bonita, mas seja também um exemplo de diálogo e colaboração entre os governantes, cada um com a sua responsabilidade. Entre os demais Poderes, no exercício das próprias funções. Entre as Igrejas, cada uma com o seu Credo, mas todos mais unidos na busca da paz e do bem comum“. Confira no final da matéria a mensagem na íntegra.

No fim da leitura da mensagem, cada autoridade presente recebeu um exemplar do Texto Base da Campanha da Fraternidade oferecido pelo bispo diocesano para que melhor aprofundem o tema.

Missa

Pe. Rafael Donneschi durante a homilia | Foto: Jefferson Souza - Pascom

A santa missa em ação de graças pelo aniversário da cidade aconteceu na Catedral São José, presidida pelo pároco pe. Rafael Donneschi e reuniu além dos paroquianos, autoridades civis, dentre eles o governador do Estado Clécio Luís, o ministro de Estado Waldez  Góes, o senador Davi Alcolumbre, o prefeito de Macapá Antônio Furlan e vereadores da capital, além de lideranças culturais, assessores e servidores dos executivo municipal e estadual.

Ao comentar o Evangelho da cura da sogra de Pedro, pe. Rafael destacou que a missão de cada um é sempre o bem estar das pessoas tal como Jesus, que curou as doenças e expulsou os espírito maus.

O pároco também levou os participantes da missa a refletir o Evangelho à luz de três verbos: Aproximar, ajudar e levantar. Segundo ele, é importante se aproximar das pessoas, está perto dos necessitados. “Quantos problemas se resolveriam se olhássemos nos olhos uns dos outros?” perguntou. Para o pároco, quando jesus ajuda a sogra de Pedro em sua enfermidade, ele “marca presença” e isso significa não deixar o outro só, pois “isso faz parte da relação humana“, disse.

Da mesma forma, explicou pe. Rafael, “Levantar significa ajudar o outro a sair da situação da qual está e colocá-lo em outro lugar, ficar de pé“. Para o padre, o resultado de tudo isso é o compromisso em “servir” e desta forma o “cristão vive para servir“, tal qual a sogra de Pedro que ao ser curada por Jesus “começou a servi-los“. “Todos nós somos servidores!“, concluiu.

Padre Rafael também exortou as autoridades presentes recordando às palavras do Papa Paulo VI de que fazer política é o alto grau da caridade. “Um pode fazer um gesto de caridade, dar um emprego a um necessitado. Faz bem! Mas, implantar políticas que ajudem o povo a ter seu trabalho digno, isso também é caridade, um tipo de caridade“, explicou.

Ao final da liturgia, o prefeito de Macapá, drº Furlan, falou ao presentes felicitando a todos pelo aniversário da cidade. Disse sentir-se tocado pela mensagem deixada pelo pároco, em especial o convite à cuidar das pessoas. Segundo ele, “cuidar da cidade é cuidar das pessoas“.

Mensagem de Dom Pedro às autoridades por ocasião do aniversário de Macapá.

Excelencias final