Círculos Bíblicos 2024: Diocese de Macapá disponibiliza versão digital do 1º livro

MACAPÁ (AP) – Por Redação Pascom

Disponibilizada versão digital gratuita e livro impresso poderá ser adquirido nas secretarias paroquiais

“Um povo convocado para celebrar a sua fé” é o nome do primeiro livro dos Círculos Bíblicos de 2024 da Diocese de Macapá e disponibilizado em versão digital neste domingo (21/1) para as comunidades e animadores por ocasião da celebração do Domingo da Palavra. A temática do subsídio para os encontros nas quartas-feiras será a Liturgia, uma revisitação aos principais textos do magistério sobre o tema. Clique aqui e baixe o arquivo ou acesse aqui para usar no celular. A versão impressa poderá ser adquira nas Paróquias em breve.

Por definição da 24ª Assembleia Diocesana em agosto do ano passado que estabeleceu a afirmativa que “Os Círculos Bíblicos são uma ação evangelizadora para a caminhada da Igreja em saída, por isso em hipótese alguma desistir deles”, recorda o bispo diocesano dom Pedro José Conti na apresentação do documento.

“Como também foi decidido, o assunto deste primeiro livrinho é a Liturgia, a partir da Constituição do Concílio Vaticano II Sacrosanctum Concilium. Depois refletiremos sobre a Igreja acompanhando as outras duas Constituições: a Lumen Gentium e a Gaudium et Spes (A Igreja no mundo de hoje)”, explica dom Pedro.

Segundo ele, “esta retomada dos documentos do Concílio era um trabalho para ser feito no ano de 2023 por ocasião dos 60 anos daquele evento tão importante para a Igreja toda, mas nós demos prioridade ao tema da Sinodalidade (Comunhão, Participação e Missão)”. “Agora procuramos cumprir esta tarefa convencidos que muitos de nós pouco conhecem sobre o Concílio”, ressalta dom Pedro.

Esta é a quinta vez que a Igreja em todo mundo celebra a data estabelecida pelo Papa Francisco e que este ano foi escolhida pela Diocese para apresentar o primeiro livro a ser usado pelas comunidades.

Diferente dos anos anteriores e para favorecer maior participação do povo de Deus, foi definido nos encontros do padres e no Conselho de Pastoral Diocesano não se realizar o Encontrão dos Círculos Bíblicos e se fazer em cada Paróquia um momento para se apresentar o subsídio e a dinâmica a ser desenvolvida por cada realidade.

Para isso, cada comunidade paroquial é incentivada a adquirir o livro impresso com pedidos a serem realizados junto à secretaria da Cúria Diocesana até o dia 25 de Janeiro, no valor de R$ 4,00 (quatro reais). As instruções para depósito foram encaminhadas aos párocos e secretarias paroquiais em comunicado em 10 de janeiro. A seguir, confira a apresentação na íntegra realizada por dom Pedro Conti.

Apresentação: Livro I – Círculos Bíblicos 2024

Queridos irmãos e irmãs

Está chegando em suas mãos o primeiro livrinho dos Círculos Bíblicos para este ano de 2024. Lembramos a todos o compromisso assumido na Assembleia Diocesana de agosto 2023: “Os Círculos Bíblicos são uma ação evangelizadora para a caminhada da Igreja em saída, por isso em hipótese alguma desistir deles”. Mão à obra, então.
Como também foi decidido, o assunto deste primeiro livrinho é a LITURGIA, a partir da Constituição do Concílio Vaticano II “Sacrosanctum Concilium”. Depois refletiremos sobre a IGREJA, acompanhando as outras duas Constituições: a “Lumen Gentium” e a “Gaudium et Spes” (A Igreja no mundo de hoje). Esta retomada dos documentos do Concílio era um trabalho para ser feito no ano de 2023 por ocasião dos 60 anos daquele evento tão importante para a Igreja toda, mas nós demos prioridade ao tema da SINODALIDADE (Comunhão, Participação e Missão). Agora procuramos cumprir esta tarefa convencidos que muitos de nós pouco conhecem sobre o Concílio.

A Assembleia Diocesana pediu que os livrinhos dos Círculos Bíblicos fossem redigidos numa “linguagem mais acessível”. Fizemos o possível, mas não é fácil. Os documentos oficiais da Igreja (Concílio, Papas etc.) têm o seu próprio jeito de apresentar os vários assuntos e estes, às vezes, exigem formulações específicas. Não podemos mudar o que está escrito nos documentos oficiais da Igreja. O que podemos fazer é ajudar a entender o ensinamento do Magistério da Igreja. Hoje todos os documentos que interessam os católicos do mundo inteiro estão disponíveis no site do Vaticano. Seria bom nos acostumar a ler estes documentos para não ficar somente nas informações da imprensa ou das redes sociais onde, cada grupo, manifesta a própria opinião, muitas vezes, mais conforme aos próprios gostos, ideias e ideologias, que respeitando o que lá está escrito.

Para os Círculos Bíblicos lembramos as orientações costumeiras. Se for possível vamos manter o dia de quarta-feira como referência para toda a nossa Diocese. Os grupos não sejam numerosos demais e, se for possível, não fiquem sempre mudando de lugar. Também o tempo de duração do Círculo deve ser razoável, para que todos possam se manifestar, mas sem exagerar para não cansar os participantes. É bom que cada grupo de Círculo Bíblico tenha, ao menos, um animador ou uma animadora; se tiver mais, podem se revezar na coordenação do encontro. Cabe ao animador/a preparar o encontro ou seja: cuidar do ambiente, acolher as pessoas e organizar as tarefas e os comentários. No livrinho têm bastante sugestões, mas cada animador/a saiba adaptar as propostas conforme a própria realidade. O importante é ser perseverantes e nunca desanimar!

Sendo que o assunto deste primeiro livrinho é a Liturgia, sugerimos que sejam convidadas a participar de maneira especial aquelas pessoas que de alguma forma ajudam nas celebrações litúrgicas: cantores, leitores, ministros etc. Pode ser uma boa oportunidade para conhecer melhor a Liturgia e refletir mais sobre este serviço tão precioso para as nossas comunidades. Desejamos a todos e a todas bons Círculos Bíblicos!

+ Dom Pedro José Conti

Equipe dos Círculos Bíblicos

Clique aqui e baixe o arquivo.

Circulos Bíblicos 2024 – Livro I – Liturgia