Nove novos diáconos permanentes serão ordenados em Macapá

Nove novos diáconos permanentes serão ordenados em Macapá

Nove novos diáconos permanentes serão ordenados em Macapá

Nove novos diáconos permanentes serão ordenados em Macapá

Nove novos diáconos permanentes serão ordenados em Macapá

Nove novos diáconos permanentes serão ordenados em Macapá

Nove novos diáconos permanentes serão ordenados em Macapá

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

MACAPÁ (AP) – Por Jefferson Souza (Pascom)

Oito serão ordenados neste sábado, 23, em Macapá e um no dia 30

O bispo diocesano de Macapá, dom Pedro José Conti, ordena oito novos diáconos permanentes no dia 23 de dezembro. Os acólitos Acemiro Carvalho, Eduardo Monteiro, Fábio Garcia, Guilherme Lobato, José Ferreira, Márcio Mendes, Raphael Carvalho e Wellington Costa recebem o primeiro grau do sacramento da ordem em solene celebração na Catedral São José, às 18h.

Após três anos de preparação, os candidatos ao diaconato receberam em setembro os ministérios do acolitato e do leitorato, durante retiro da Escola Diaconal São Lourenço. Concluídos os encontros preparativos em novembro deste ano, eles  agora serão ordenados diáconos. Os oito candidatos são oriundos de paróquias dos municípios de Ferreira Gomes, Macapá e Santana.

A Pastoral da Comunicação levantou o perfil dos futuros diáconos. Confira:

Acemiro Carvalho Freire, 45 anos | Foto: Arquivo Pessoal

Acemiro Carvalho Freire tem 45 anos é casado com Alcione Correa Lobato. Juntos o casal tem dois filhos.

Sua paróquia de origem é Nossa Senhora de Fátima e Sant’Ana, em Santana. Desde cedo na igreja foi coroinha, participou de grupos de jovens e foi catequista. 

Já na vida adulta exerce o ministério extraordinário da Sagrada Comunhão e da Palavra, também contribuindo como dirigente de comunidade.

Segundo ele, seu chamado ao diaconato permanente se deu do exercício dos ministérios Comunhão e da Palavra, despertando então à vocação.

Também de Santana, porém da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro vem o candidato Fábio Garcia da Conceição, de 42 anos. É casado com a senhora Maria Liliane.

Fábio já foi colaborador nas atividades da Pastoral da Juventude e das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs). Tem como marca também em sua caminhada os serviços na Pastoral da Liturgia, a catequese e os ministérios da Sagrada Comunhão e da Palavra.

À Pascom ele afirmou que se sentiu inspirado e chamado por Jesus Cristo “para ajudar e servir o povo de Deus, uma forma de intensificar o desejo de imitar a Cristo”. 

Fábio Garcia da Conceição | Foto: Arquivo Pessoal

Fábio considera fundamental responder a este chamado pelo qual se questiona. “Onde estaria eu sem essa vocação? onde estaria eu se não tivesse [Ele] me escolhido?”, disse.

Marcio Mendes dos Santos | Foto: Arquivo Pessoal

Marcio Mendes dos Santos tem  também 42 anos. É casado com Elivana Marques, tem cinco filhos e pertence à Paróquia Nossa Senhora Aparecida do Brasil, residindo no município de Ferreira Gomes.

Também atuante como catequista, coordenador da comunidade do grupo de Terço dos homens, é atualmente ministro extraordinário da Sagrada Comunhão e da Palavra e  EECista.

Para ele,  a vocação ao diaconato permanente é antes um chamado de Deus, como também um chamado da comunidade.

 

Disse que a vocação também tem como referência o “saudoso diácono Raimundo Gomes” que lhe inspirou em “seu exemplo, de servir com tanto carinho amor e caridade”.

Do município da Sé Diocesana vem a maioria dos candidatos neste grupo. Porém, com significativos sinais da presença nas mais diversas regiões da capital e dos serviços na igreja. Destaca-se então Wellington Correa da Costa, da comunidade Nossa Senhora de Nazaré, localizada na foz do Rio Amazonas, pertencente à Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro de Macapá que atende a região.

Wellington é casado com Railine dos Santos com quem teve dois filhos. Na comunidade, atualmente é animador e coordenador de outras comunidades às quais atende como ministro da Sagrada Comunhão. 

“O chamado se deu através do meu pároco, padre Benedito Chaves, que me fez esse convite”, explicou.  “Eu aceitei por sentir um grande ardor no meu coração e a felicidade de servir a minha igreja tão amada”, declarou à Pascom.

Neste grupo de candidatos ao diaconato o maior número é oriundo de paróquias de Macapá.

Wellington Correa da Costa | Foto: Arquivo Pessoal
José Euniberto Moreira Ferreira | Foto: Arquivo Pessoal

Da Paróquia Nossa Senhora de Nazaré, na zona norte da capital, vem José Euniberto Moreira Ferreira, de 54 anos.

“O meu chamado ao diaconato permanente se deu por indicação do pároco atual de minha paróquia Pe. Lukaz, a partir daí vi que minha missão estava cada vez mais desafiadora em querer servir aos irmãos no seguimento de Jesus”, disse à Pascom.

A Paróquia Nossa Senhora de Nazaré também vai ganhar outro diácono com a ordenação de Eduardo Nazareno da Silva Monteiro.

Aos 58 anos, é pai de três filhos, casado com Zilmara Cristina Monteiro. 

Sua atuação na igreja começou como violonista para as celebrações, Conselho Pastoral Comunitário, catequese e liturgia.

Para ele, “o desejo de servir ao povo de Deus que tem sede da Palavra viva, e com a escassez de vocações”, foi a motivação para aceitar chamado.

Eduardo Nazareno da Silva Monteiro | Foto: Arquivo Pessoal
Guilherme palheta Lobato | Foto: Arquivo Pessoal

Aos 61 anos, Guilherme Palheta Lobato, tem destaque de sua atuação na Paróquia são Benedito em Macapá. 

Coroinha, catequista, grupos de PJ, Pascom e animador de comunidade são algumas das atividades já desenvolvidas. 

Nos últimos anos, sua atuação como ministro extraordinário da Sagrada Comunhão e da Palavra também se destacam junto à comunidade.

Casado com Joelly Carvalho e três filhos, Raphael Pessoa do Rêgo Carvalho tem 40 anos e paroquiano da Paróquia Santa Tersinha do Menino Jesus, em Fazendinha.

Foi coroinha e atuou em vários serviços na Igreja como catequista, vocacionado camiliano, ECC, Pastoral Familiar, Cáritas, dentre outros. Raphael destacou-se em especial com a evangelização na música através da Banda Amém, onde ainda atua como baterista.

Perguntado sobre seu chamado ao diaconato permanente, disse que se trata de uma oportunidade “e servir a Deus servindo aos meus irmãos em Cristo Jesus de forma mais profunda e desafiadora”.

Raphael Pessoa do Rêgo Carvalho | Foto: Arquivo Pessoal

A vocação ao diaconato permanente é promissora na Diocese de Macapá. Ainda em 2023, será ordenado Jersson Mello para assistência à Paróquia Nossa Senhora dos Navegantes, na comunidade de N. Srª de Fátima. A ordenação acontece no dia 30 de dezembro, em Vila Luzitana no Rio Furo Grande no município de Afuá, região das ilhas do Pará pertencentes à Diocese.

Até abril de  2024 novas ordenações devem acontecer em Laranjal do Jari, Macapá e Vitória do Jari.  

Diocese de Macapá
Pastoral da Comunicação: (96) 98414-2731
www.diocesedemacapa.com.br
Facebook / Instagram / X / Threads: @diocesedemacapa
(18/12/2023)

Mais Artigos