Edições CNBB lança “Novena de Natal 2023” com itinerário de oração em preparação ao Nascimento de Jesus

BRASÍLIA (DF) – Por Notícias da CNBB (CNBB)

Material destina-se aos grupos e comunidades em todo Brasil

A Edições CNBB lançou o subsídio da Novena de Natal 2023 com a motivação: “Reunidos em família preparando a vinda do Senhor”. O material destina-se os grupos e comunidades católicas espalhadas pelas Igrejas Particulares do Brasil. A Novena de Natal 2023 quer ser ocasião para despertar nas pessoas uma vida de oração por meio da cena do Presépio.

Com o tema “Orar com o Presépio”, a Novena apresenta um caminho para o Natal que atende ao chamado do Papa Francisco, que pediu a toda a Igreja que o ano de 2024 seja dedicado à oração, em vista da preparação para o grande Jubileu de 2025.

A publicação oferece um itinerário espiritual de preparação para o Natal de nove encontros. Cada um aborda um aspecto da oração como preparação para receber e acolher a Deus. O material oferece ainda um “encarte especial de atividades”, que pode ser destacado e entregue às crianças, com o objetivo de auxiliar pais e catequistas com atividades educativas relacionadas ao Tempo do Advento.

Elaborado por Vitor Paiva (OFS), o subsídio de 32 páginas oferece ainda, no final, uma tabela de organização e planejamento das novenas, com proposta de datas, horários, responsáveis e local onde serão realizadas.

Oração diante do Presépio
Trata-se segundo o bispo auxiliar de Brasília e secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Ricardo Hoepers, na apresentação da publicação, de um caminho espiritual que ajuda os fieis a adquirirem a atenção e a sensibilidade necessárias, por meio da escuta da Palavra de Deus, para a chegada do menino Jesus. “Com a Novena, somos introduzidos no Mistério e nos símbolos do Natal”, disse.

Dom Ricardo destaca que inspirada pelo Papa Francisco, especialmente neste ano, a novena tem como tema a ‘oração diante do presépio’ como forma de preparação para o vindouro Jubileu da Esperança. O Papa, apontou dom Ricardo, tem insistido que o Presépio é como o Evangelho vivo que transborda nas páginas da Sagrada Escritura.

Como adquirir?
Você e sua comunidade podem adquirir o subsídio da Novena de Natal 2023 pelo site da Edições CNBB.