Conheça os subsídios voltados para a celebração da Jornada Mundial dos Pobres

BRASÍLIA (DF) – Por Notícias da CNBB (CNBB)

todo Brasil

“Não desvies o rosto de nenhum pobre” (Tb 4,7), é a reflexão central da VII Mensagem do Papa Francisco para o Dia Mundial dos Pobres, realizado no domingo, 19 de novembro de 2023. A Igreja no Brasil, por meio das Pastorais Sociais e Organismos ligados a Comissão Episcopal para a Ação Sociotransformadora da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (Cepast-CNBB), propõe a VII Jornada Mundial dos Pobres em preparação ao Dia Mundial dos Pobres, que neste ano será realizada de 12 a 19 de novembro.

Seguindo a convocação do Papa Francisco, a Cepast-CNBB reafirma: “O Dia Mundial dos Pobres, sinal fecundo da misericórdia do Pai, vem pela sétima vez alentar o caminho das nossas comunidades. Trata-se duma ocorrência que se está a radicar progressivamente na pastoral da Igreja, fazendo-a descobrir cada vez mais o conteúdo central do Evangelho. Empenhamo-nos todos os dias no acolhimento dos pobres, mas não basta; a pobreza permeia as nossas cidades como um rio que engrossa sempre mais até extravasar; e parece submergir-nos, pois o grito dos irmãos e irmãs que pedem ajuda, apoio e solidariedade ergue-se cada vez mais forte. Por isso, no domingo que antecede a festa de Jesus Cristo, Rei do Universo, reunimo-nos ao redor da sua Mesa para voltar a receber d’Ele o dom e o compromisso de viver a pobreza e servir os pobres”.

As pastorais, organismos e iniciativas que articulam e animam a VII Jornada Mundial dos Pobres, são: 6ª Semana Social Brasileira, Cáritas Brasileira, Assessoria de Comunicação da CNBB, Conselho Nacional do Laicato do Brasil, Conselho Pastoral dos Pescadores, Instituto Migrações e Direitos Humanos, Pastoral da Comunicação, Pastoral da Criança, Pastoral do Povo de Rua, Pastoral Operária, Serviço a Pastoral do Migrante, Setor de Mobilidade Humana da CNBB e Tv Evangelizar e Signis Brasil.

Confira o convite feito presidente da Comissão Episcopal para Ação Sociotransformadora:

Identidade visual

Para esta sétima Jornada Mundial dos Pobres, a equipe propôs como tema: Olhe para mim!” e o lema “Não desvies o rosto de nenhum pobre” (Tb 4,7). A identidade visual para esta jornada, em forma de mosaico indica a necessidade de conectar os povos dos campos, das cidades, das florestas, das águas na interligação com a Casa Comum.

Os cenários, da identidade visual, foram construídos e organizados a partir de infográficos que se conectam à medida que as figuras ultrapassam as bordas. As cores quentes provocam a sensação de alegria, comunhão, refeição, acolhimento, com os elementos da cultura popular trazendo a dimensão artística, cultural, religiosa, documental, estética. Tudo isso, junto com presença humana e de toda natureza, no convite: “Olhe para mim”.

Materiais de apoio

Para contribuir na realização e mobilização da Jornada, junto com as pessoas em situação pobreza, os materiais disponibilizados são: o subsídio para reflexão e celebração, cartaz, banner, camisete, material para as redes sociais, Tvs e rádio: você pode acessar aqui.

Para acessar os subsídios, clique aqui.