Dom Pedro Conti dá posse a novo pároco na Paróquia Jesus Bom Samaritano

MACAPÁ (AP) – Por Jefferson Souza (Pascom)

O sacerdote missionário do Pime pe. Robert Mathew assumiu o ofício de pároco

O bispo diocesano de Macapá, dom Pedro José Conti, deu posse no último domingo (5/11), ao padre Robert Mathew como novo pároco da Paróquia Jesus Bom Samaritano, no bairro do Zerão, em Macapá. O novo pároco é indiano missionário do Pontifício Instituto de Missões Exteriores (Pime) e foi destinado pelo instituto para nova missão em Macapá.

A passe aconteceu na igreja matriz paroquial São Brás e reuniu numero povo de Deus representando as comunidades, setores, pastorais, movimentos e serviços da paróquia. A missa solene presidida pelo bispo diocesano contou ainda com a presença dos padres Geraldo Magela Mayrink, da pároco de Cristo Bom Pastor, do Roberto Gazzolli, pároco do Sagrado Coração de Jesus, José Marchesi, responsável local da comunidade do Pime em Macapá, e Pedro Facci, também do Pime.

Dom Pedro destaca na homilia que o pároco de ser um "Bom Pastor" e conduzir o rebanho para a santidade | Foto: Yasmim Souza | Pascom Jesus Bom Samaritano

Por ocasião à Solenidade de Todos os Santos, em sua homilia, dom Pedro destacou que o “contrário da santidade não é o pecado, e sim a mediocridade” e exortou os presentes a empenhar-se no progresso na santidade, buscando sempre viver as bem-aventuranças.

Para o bispo, a santidade é uma meta a se buscar.

“Hoje estamos aqui para acolher padre Robert como pároco, pastor de nossa comunidade. Que bonito, porque, se nós olhamos os santos e santas muitos foram ‘pastores’ que deram a vida pelo seu rebanho, como o Bom Pastor, que vai atrás da ovelha perdida, mas também zela pelas 99”, destacou o bispo falando ao novo pároco.

Segundo ele, um “Bom Pastor” enxerga as pessoas e que tem como grande missão conduzir o rebanho para o caminho da santidade. Confira a homilia completa no vídeo a seguir.

De acordo com o decreto de nomeação promulgado no encerramento da celebração, a designação do novo pároco atende “as necessidades espirituais e pastorais do povo da paróquia Jesus Bom Samaritano” e foi realizada após a consulta ao Conselho Presbiteral da Diocese e ao Conselho Regional do Pime, em virtude dos cânones 523 e 524, por tempo indeterminado.

Em sua fala, padre Robert agradeceu a acolhida da comunidade presente. “É um dia muito especial para mim porque assumo o compromisso com Deus, com a comunidade para caminhar junto em buscar de realizar um trabalho frutuoso de evangelização, de comunhão, participação e missão”, destacou. “Agradeço, portanto, a Deus por esta nova etapa de vida pastoral nesta paróquia Jesus Bom Samaritano e peço Sua presença e inspiração do Espírito Santo para que nos tornemos uma igreja missionária e samaritana”, finalizou.

Pe. Robert assumiu a paróquia sucedendo pe. Joseph Kouadio também do Pime que renunciou ao ofício por ter sido eleito superior do instituto na região América.

Confira a galeria de imagens da celebração com fotos produzidas pela equipe da Pastoral da Comunicação da Paróquia Jesus Bom Samaritano. Mais fotos acesse aqui

Galeria de Imagens | Fotos: Yasmin Souza e Yasmim Silva – Pascom Jesus Bom Samaritano

Pastoral da Comunicação: (96) 98414-2731
www.diocesedemacapa.com.br