Apostolado da Oração realiza 1º Congresso Diocesano

MACAPÁ (AP) – Por Jefferson Souza (Pascom)

Evento comemora os 110 anos do Apostolado de Oração em na Igreja de Macapá

Divulgar o carisma da Espiritualidade do Sagrado Coração de Jesus, este é o objetivo do 1º Congresso Diocesano do Apostolado da Oração – Rede Mundial de Oração que acontece de 9 a 11 de novembro de 2023 em Macapá. O evento tem como tema “Apostolado da Oração, 110 anos de oração e serviço!”, com programação na Catedral de São José, Igreja Jesus de Nazaré e Igreja Nossa Senhora de Fátima e Sant’Ana.

O evento também comemora os 110 anos de presença do Movimento na Diocese e contará com a presença do diretor nacional do Apostolado da Oração, padre Eliomar Ribeiro.

Para participar do Congresso é necessário realizar a inscrição com as coordenações dos grupos do Apostolado nas paróquias. A taxa de inscrição pode ser paga em duas modalidades, sendo o valor da inscrição R$ 10,00 (sem almoço) e de R$ 25,00 com direito ao almoço para o 2º dia da programação.

De acordo com a coordenadora do Apostolado da Oração na Diocese, Ana Bandeira, cerca de 400 pessoas, entre membros dos grupos e simpatizantes.

1º Congresso Diocesano do Apostolado da Oração | Arte: Divulgação

Segundo ela, a expectativa é que 20 grupos de Macapá e Santana e mais um grupo vindo da cidade de Afuá (PA) irão participar do Congresso. A coordenadora destacou que ” qualquer pessoa pode participar, desde que tenha disponibilidade Apostólica para o serviço da evangelização”.

Confira a programação completa.

1º congresso diocesano do apostolado da oração – Rede mundial de oração do Papa/2023

09/11/2023 (5ª feira) – noite (Catedral de São José)

17h30 – acolhida/orações

18h – missa de abertura

Presidente da celebração: dom Pedro José Conti (bispo diocesano), concelebrantes:

Padre Rafael Donneschi, padre Eliomar Ribeiro e demais padres convidados;

10/11/2023 (6ª feira) – manhã (quadra da Igreja Jesus de Nazaré)

8h – acolhida/cantos

8h30 – café da manhã

8h45 – momento de oração

 palavra do diretor nacional

 palavra do diretor espiritual

 palavra da coordenadora diocesana

 apresentação das coordenadoras paroquiais/igreja

 painel de fotos/banner’s 110 anos do apostolado da oração diocesano

10h – palestra com padre Eliomar Ribeiro – diretor nacional do Apostolado da

Oração – tema voltado para o ano vocacional – propor reflexões para socialização em grupo

11h – momento de socialização em grupos sobre o tema da palestra

11h30 – sorteio da rifa do apostolado da oração

12h – intervalo para o almoço – opção de permanecer no ambiente ou almoçar em casa

10/11/2023 (6ª feira) – tarde (quadra da Igreja Jesus de Nazaré)

14h30 – acolhida/apresentação cultural do grupo de Marabaixo/orações

15h – mesa redonda com testemunhos de serviço à igreja e padre Eliomar ribeiro. Convidados: Comunidade Shalom, religiosa, conselho de leigos, Pastoral Familiar; mediador: padre Rafael Donneschi – 16h

16h30 – intervalo para o café

17h – Procissão com reflexão sobre o Ano Vocacional – parada em frente ao Carmelo de Santa Teresinha do Menino Jesus e Seminário São José (área no entorno da Igreja Jesus de Nazaré);

18h – Missa (Igreja Jesus de Nazaré) – celebrante: padre Gerson Lúcio e concelebrantes: padre Rafael Donneschi e padre Eliomar Ribeiro

11/11/2023 (sábado) – manhã (Igreja Nossa Senhora de Fátima – Santana)

8h30 – acolhida

9h – Adoração Eucarística – padre Eliomar Ribeiro