Paróquia Jesus Bom Samaritano inicia festividade do padroeiro

Paróquia Jesus Bom Samaritano inicia festividade do padroeiro

Paróquia Jesus Bom Samaritano inicia festividade do padroeiro

Paróquia Jesus Bom Samaritano inicia festividade do padroeiro

Paróquia Jesus Bom Samaritano inicia festividade do padroeiro

Paróquia Jesus Bom Samaritano inicia festividade do padroeiro

Paróquia Jesus Bom Samaritano inicia festividade do padroeiro

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

MACAPÁ (AP) – Por Jefferson Souza (Pascom)

Programação acontece até 19 de novembro

A paróquia Jesus Bom Samaritano no bairro do Zerão, zona sul da capital, iniciou no último fim de semana a programação da Festividade em honra ao padroeiro em 2023.

As celebrações de abertura aconteceram nos setores paroquiais nos dias 21 e 22 de outubro de forma descentralizada permitindo que todos os paroquianos tivessem a possibilidade de participar do momento em suas comunidades. A missa solene em honra a Jesus Bom Samaritano e encerramento da festividade acontece no dia 19 de novembro. Para acompanhar os diversos momentos de encontro baixe aqui o Caderno Missionário da Festividade.  

No sábado (21/10) os setores São Francisco de Assis e Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no bairro Universidade, iniciaram a programação. Já no domingo (22/10) foi a vez dos setores São Brás e Santa Cecília na Igreja Matriz, no bairro do Zerão, seguidos da celebração no setor Imaculado Coração de Maria, no bairro Marco Zero. Na tarde do mesmo dia, foi a vez do setor São João Batista, também no bairro Zerão, deu inicio a programação com a missa do 29º domingo, Dia Mundial das Missões.

Em sua homilia na Igreja Matriz, o pároco pe. Joseph Kouadio deu ênfase a necessidade de que os paroquianos aproveitem a oportunidade da festividade para serem mais missionários e entusiastas da missão.

Programação

Durante o período de preparação da festa, os paroquianos por meio dos setores estarão recebendo a visita do ícone de Jesus Bom Samaritano em peregrinação. Cada setor, comunidade e família visitados terão a oportunidade de vivência momentos celebrativos, de partilha e comunhão. 

Dentro da programação religiosa neste período estão previstos vários momentos de encontro em preparação a celebração solene de 19 de novembro. 

Nas terças-feiras, acontece a Celebração da Vida do Setor, às 18h30, nos centros comunitários, capelas e igrejas da paróquia. Neste encontro serão meditados temas específicos com foco no tema central da festividade que é “Chamados ser comunidade missionária e samaritana” e no lema “Eu vi a miséria do meu povo” (Ex. 3, 7).

Nas quartas-feiras, os Círculos Bíblicos se reúnem em comunidade, grupos de vizinhos ou famílias para meditar dos textos litúrgicos dominicais e aprofundar dentro da temática da festividade.

Nas quintas-feiras, os paroquianos se encontram na matriz para um momento dedicado à Adoração Eucarística, às 17h30, seguida de missa.

Nas sextas-feiras, na igreja matriz, acontece a Celebração Penitencial com a possiblidade de confissões através do Sacramento da Reconciliação.

Evangelização

No contexto do mês missionário acontece no domingo, dia 29, às 18h30, na quadra da igreja matriz, o Show Vocacional-Missionário com apresentações artísticas realizadas pelos diversos grupos, comunidades, pastorais, movimentos e setores da paróquia. A entrada é gratuita.

Social

No dia 11 de novembro, como parte da programação social, acontece uma manhã dedicada à ação social em parceria com outras instituições com objetivo de oferecer serviços diversos para a comunidade. A ação inicia as 8h30.

No dia 18 de novembro, os setores realizam o Dia da Caridade, com doação às famílias carentes já cadastradas na paróquia de alimentos e roupas. Para esta iniciativa a cada celebração ou encontro estão sendo arrecadados alimentos não-perecíveis e roupas em bom estado para uso, que serão doadas neste dia. As doações podem ser realizadas ainda na secretaria paroquial no horário comercial, de segunda a sexta.

No dia 19 de novembro, logo após a missa solene paroquial, acontece na quadra da igreja matriz a festa social com sorteio de prêmios e venda de comidas típicas. Os interessados em concorrer aos prêmios podem adquirir uma rifa no valor de R$ 5,00 e no dia da festa adquiri também uma cartela de bingo. 

Cartaz da Festividade de Jesus Bom Samaritano 2023 | Foto: Divulgação Pascom paroquial

Cartaz da Festividade 2023 de Jesus Bom Samaritano
Nos últimos anos, para fomentar uma identificação com o padroeiro, estamos usando uma imagem que representa o samaritano socorrendo o peregrino em perigo, representação da parábola e do próprio Jesus, Ele é o Bom Samaritano da humanidade. 

Em seguida, três esferas apresentam os temas motivacionais de nossa festividade: A Cruz iluminada, representa a Missão. A missão que é sustentada pela oração, por isso a cruz iluminada nas mãos em sentindo de oração. Este símbolo representa nosso chamado a ser uma comunidade missionária.

A segunda esfera apresenta mãos, pessoas que partilham o pão, num movimento dificil de identificar quem está doando o pão pode ser um pode ser o outro, mas num sinal concreto de partilha. Representa nossa intenção de responder com a partilha do dons e bens à fala do Senhor proposta no lema de nossa festividade “Eu vi a miséria do meu povo!” (Ex 3,7), lembra-nos ainda o tema da Campanha da Fraternidade 2023. Diante da miséria do povo de Deus em nossas comunidades somos chamados a ser samaritanos, partilhando nossas vidas e o “pão nosso de cada dia”.

A terceira esfera apresenta pessoas em sinal de fraternidade e união, sinais concreto de jeito de ser Comunidade. Não há comunidade se não houver fraternidade e união entre as pessoas. Nós somos chamados a ser este sinal visível fraternidade e amizade social.

Por fim, o cartaz se compõe com a imagem dura e cruel, mas presente em nossas realidades comunitárias… a fome… o prato vazio…

Deus viu a miséria do seu povo… é a comunidade, a partilha e a missão que irão ser a resposta de Deus para nossos tempos… será o cristão, paroquiano, bom samaritano a resposta de Deus para socorrer o seu povo!

Diocese de Macapá
Pastoral da Comunicação: (96) 98414-2731
www.diocesedemacapa.com.br
Facebook: /diocesedemacapa
(24/10/2023)

Mais Artigos