Círio 2023: Confira a programação oficial

MACAPÁ (AP) – Por  Pascom

Eventos centrais acontece de 1 a 16 deste mês

Mês de Outubro começou! O mês de tradição mariana na Igreja Católica com a celebração de vários títulos da Mãe de Jesus, dentre eles, Nossa Senhora Aparecida e Nossa Senhora do Rosário. No norte do Brasil, também em terras amapaenses, celebra-se o Círio de Nossa Senhora de Nazaré, considerada a “Padroeira da Amazônia”.

Com o tema “Maria, cheia de graça, missionária da vida e da fé” e o lema “Maria, levantou-se e foi apressadamente à região montanhosa, a uma cidade de Judá” (Lc 1,39), este é o 89º ano da principal festa dedicada à Virgem Maria na Diocese de Macapá. O Círio de Nazaré acontece todo 2º mês de Outubro levando milhares de devotos às ruas da capital amapaense.

Em 2022 no retorno da procissão após a pandemia cerca de 150 mil pessoas participaram do Círio de Nazaré.

Confira a programação oficial:

MISSA DOS PROMESSEIROS E BÊNÇÃO DA CORDA:

Data: 01/10/2023 (Domingo): às 19h, na Catedral São José

ROMARIA DOS RODOVIARIOS:

Data: 06/10/2023 (Sexta-feira): Saída às 14h da Rede Amazônica (TV Amapá) até a Paroquia N. S. de Fatima e Sant’Ana (Santana)

ROMARIA FLUVIAL:

Data: 07/10/2023 (Sábado): Saída às 7h de Santana até o Porto da NorteLog (Rio Matapi)

ROMARIA DOS MOTOCICLISTAS:

Data: 07/10/2023 (Sábado): Saída às 10h do Porto da NorteLog até a Catedral São José.

MISSA DE APRESENTAÇÃO DO MANTO E TRASLADAÇÃO:

Data: 07/10/2023 (Sábado): às 19h na Catedral São José.

Após a missa inicia a procissão de Trasladação da imagem até o Santuário N. S. de Fátima.

MISSA E PROCISSÃO DO CÍRIO:

Data: 08/10/2023 (Domingo): missa às 7h e em seguida a procissão do Círio até a Catedral Histórica de São José.

SETE DIAS COM MARIA:

Local: Catedral São José

Horário: de segunda à sexta: às 18h com a recitação do Terço e Ladainha; às 19h a Santa Missa.

08/10/2023 (Domingo)

18h – Recitação do Terço e Ladainha. 19h S. Missa

Responsáveis: Equipes de Liturgia do Círio / Comunidade Paroquial e Devotos de N. S. de Nazaré. Tema: MARIA, MULHER FIEL / Celebrante: pe. Rafael Donneschi, Pároco da Paróquia São José.

09/10/2023 (Segunda-feira)

Responsáveis: Voluntários e Comissões da Festa. Tema: MARIA, MULHER COMPASSIVA / Celebrante: pe. Gerson Lúcio dos Anjos Gomes, Pároco da Paróquia Jesus de Nazaré.

10/10/2023 (Terça-feira)

Responsáveis: Grupo de Oração Terço dos Homens / Terço da Misericórdia Diocesano / Mães que Oram pelos Filhos/ Movimentos e Novas Comunidades.Tema: MARIA, MULHER DA AÇÃO E DA CONTEMPLAÇÃO / Celebrante: pe. Francivaldo Lima da Silva, Pároco da Paróquia Santuário Nossa Senhora de Fátima.

11/10/2023 (Quarta-feira)

Responsáveis: Encontro de Casais com Cristo-ECC, Pastoral Familiar, Religiosos e Religiosas. Tema: MARIA, MULHER DE ORAÇÃO / Celebrante: pe. Geraldo Magela de Lima Mayrink, Pároco da Paróquia Cristo Bom Pastor

12/10/2023 (Quinta-feira)

Responsáveis: Pastorais Sociais (Pastoral da Saúde, Pastoral do Surdo, Pastoral Carcerária, Pastoral do Menor, Pastoral da Comunicação, Comissão Pastoral da Terra, Pastoral da Pessoa Idosa), Obras Sociais da Diocese. Tema: MARIA, MULHER SOLÍCITA NA CARIDADE / Celebrante: pe. Walter Cazzaniga Vigário da Paróquia São Paulo VI.

13/10/2023 (Sexta-feira)

Responsáveis: Apostolado da Oração Diocesano. Tema: MARIA, MULHER FORTE CONTRA O MAL/ Celebrante: pe. Ademilson Aparecido da Silva, Pároco) da Paróquia Santa Cruz.

14/10/2023 (Sábado)

15h – Santa Missa

Responsáveis: Setor da Juventude da Diocese (Pastoral da Juventude, Pastoral Universitária), Serviço de Animação Vocacional – SAV e Seminaristas. Tema: MARIA, MULHER QUE ESCUTA E PRATICA A PALAVRA DE DEUS. Celebrante: Dom Pedro José Conti, Bispo Diocesano.

ROMARIA DAS CRIANÇAS:

Data: 12/10/2023 (Quinta-feira): De acordo com a programação dos Vicariatos. Sendo o Vicariato 4 a programação às 16h Missa na Catedral São José / Romaria até a Paróquia Jesus de Nazaré/ Show Amigos da Nazinha.

ROMARIA DA JUVENTUDE:

Data: 14/10/2023 (Sábado): às 15h – Missa na Catedral / Romaria até a Paróquia Jesus de Nazaré/ Animação musical e a festa das cores.

CÍRIO MUSICAL:

Sábado, 14 de Outubro, depois da Romaria da Juventude.

FESTA SOCIAL:

Domingo, 15 de Outubro, às 11h na quadra da Paróquia Jesus de Nazaré.

MISSA E PROCISSÃO DO RECÍRIO:

16/10/2023 (Segunda-feira): Santa Missa na Quadra da Paróquia Jesus de Nazaré, às 19h e após a missa procissão das luzes de encerramento do Círio até a Catedral São José.

Pastoral da Comunicação: (96) 98414-2731
www.diocesedemacapa.com.br