Romaria Fluvial: Embarcações devem fazer inscrição e vistoria na Capitania dos Portos do AP

MACAPÁ (AP) – Por  Jefferson Souza (Pascom)

A inscrição é obrigatória para participar da Romaria

A Marinha do Brasil, por meio da Capitania dos Portos do Amapá (CPAP), está recebendo as inscrições para a vistoria de embarcações interessadas em participar da Romaria Fluvial do Círio de Nazaré de Macapá 2023. O procedimento é regulamentado pela Portaria nº 61/CPAP, de 12 de setembro, que estabelece as regras especiais de segurança da navegação para as embarcações no evento religioso que acontece no dia 7 de outubro, às 7h. Confira o documento aqui.

De acordo com o documento, a inscrição é gratuita e todas as embarcações deverão realizar o procedimento na CPAP até o dia 6 de outubro para participar da Romaria Fluvial. O horário de atendimento é de segunda a sexta, das 8h15 às 11h45 e das 14h30 às 16h. A inscrição será validada após a vistoria da embarcação referente à documentação e aos itens obrigatórios de segurança.

Nesta quarta-feira (20/9), às 10h, a equipe organizadora do Círio, da Marinha do Brasil e de instituições responsáveis pela segurança da Romaria Fluvial se encontram para ajustar detalhes da programação e definir responsabilidades.

A Romaria Fluvial compõe a programação oficial do Círio de Nazaré de Macapá 2023. É o momento que devotos de Nossa Senhora de Nazaré conduzem a imagem peregrina pelos rios Amazonas e Matapi, passando por comunidades ribeirinhas para homenagens das localidades para a santa padroeira com destino a um porto privado no Rio Matapi. Em 2022 cerca de 40 embarcações participaram do evento.

Pastoral da Comunicação: (96) 98414-2731
www.diocesedemacapa.com.br