Centro Cultural promove cursos destinados a missionários

Centro Cultural promove cursos destinados a missionários

Centro Cultural promove cursos destinados a missionários

Centro Cultural promove cursos destinados a missionários

Centro Cultural promove cursos destinados a missionários

Centro Cultural promove cursos destinados a missionários

Centro Cultural promove cursos destinados a missionários

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

BRASÍLIA (DF) – Por Notícias da CNBB (CNBB)

Cursos capacitam missionários para atuação no país

O Centro Cultural Missionário, o CCM, organismo vinculado à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), promove nesse segundo semestre de 2023 cursos de formação destinados a missionários – um deles é o curso de iniciação à missão no Brasil, de 21 de setembro a 15 de dezembro; o curso Ad Gentes, de 3 a 16 de setembro e o curso de formação para lideranças de comunidades, de 29 a 31 de agosto.

Curso de Iniciação à Missão no Brasil

O Curso do Centro de Formação Intercultural (CENFI) é um curso de iniciação à missão no Brasil, dirigido aos missionários e missionárias destinados ao Brasil por um período prolongado para aprendizagem do português e o estudo sobre a realidade brasileira.

O Curso do CENFI conta com a participação de diversas pessoas de diferentes países que partilham a vida durante mais ou menos três meses. 

A metodologia utilizada é a comunicativo-estruturalista que consiste no ensino da língua por meio de exercícios estruturais, textos, filmes, documentários, conversação em sala de aula, atividades extras (exercícios complementares), além de oferecer material específico para assimilação dos sons da língua.

O Curso com os 2 módulos será realizado de 21/09  a 15/12 de 2023. E somente o segundo módulo de 19/11 a 15/12 de 2023.

As inscrições podem ser realizadas (aqui).

Curso Ad Gentes

O Curso Ad Gentes oferece uma formação missionária específica para missionários enviados à missão Ad Gentes e é promovido em parceria com a Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB) e a Comissão Episcopal para Ação Missionária e Cooperação Intereclesial da CNBB. Dentre seus objetivos estão o de aprofundar as motivações pessoais, a própria compreensão do significado da missão, a visão dos desafios missionários, os fundamentos bíblicos e teológicos da missão.

O caminho formativo dá-se através das abordagens de dimensão humano-afetiva da missão; dimensão bíblica da missão; missão Ad gentes e Inter gentes; dimensão antropológica da missão; dimensão pedagógica da missão; dimensão social da missão; dimensão espiritual da missão; missão e a questão da mobilidade humana.

O curso será realizado na sede do CCM, em Brasília, onde os participantes são também hospedados. A casa oferece sala de conferências, de reuniões, de jogos e aparelhos de ginástica, sala de estar com TV a cabo, biblioteca, capela, oratório, lavanderia comunitária e uma área externa. Os quartos para os participantes são individuais (duplos, em alguns casos), com roupa de cama e banho. Todos os ambientes da casa têm conexão com internet sem fio.

Inscreva-se (aqui) e saiba mais (aqui).

Curso de formação para lideranças de comunidades

O curso de formação para lideranças e comunidades é destinado a todas as pessoas que manifestam preocupação pela missão e evangelização: membros dos Conselhos Missionários (COMIRE, COMIDI, COMIPA, COMISE) e das Pontifícias Obras Missionárias (POM), pessoas engajadas nas comunidades, lideranças e agentes de pastoral, os/as de vida consagrada, ministros ordenados, membros de congregações, institutos, novas comunidades e todos os que desejam aprofundar conteúdos de temática missionária e capacitar-se para o serviço missionário.

A formação será realizada de modo virtual, através do Google Meet. Os encontros serão gravados e disponibilizados para os participantes. O curso acontecerá de 29 a 31 de agosto, das 19h30 às 21h30.

No conteúdo programático estão assuntos como mística e espiritualidade do discípulo missionário; sinodalidade e comunhão missionária; desafio do pluralismo religioso (protestantismo, seitas, espiritismo e religiões afro-brasileiras); programa Missionário Nacional 2019-2023: conteúdo, prioridades e projetos; importância dos Conselhos Missionários e orientações práticas sobre sua atuação.

Faça sua inscrição (aqui).

 

Mais Artigos