Programação religiosa da festa de São José de Anchieta encerra na sexta-feira, 9.

A procissão sai da igreja matriz Jesus de Nazaré até a Igreja São José de Anchieta
MACAPÁ (AP) Por Graça Penafort (Pascom)

Após 12 dias de preparação espiritual, com novenas nas casas das famílias e tríduo com Santa Missa, refletindo sobre o tema “São José de Anchieta, o jovem vocacionado que evangelizou o Brasil” e o lema “Corações ardentes, pés a caminho!” (Lc 24,32-33) a Igreja São José de Anchieta, pertencente à Paróquia Jesus de Nazaré, celebra seu padroeiro, nesta sexta-feira (9).

O encerramento da parte religiosa começa, às 18h, com a procissão da igreja matriz Jesus de Nazaré até a Igreja São José de Anchieta, onde haverá a Missa solene de encerramento, presidida pelo pároco, padre Gerson Lúcio.

Tanto o tema como o lema da festividade estão relacionados ao 3º Ano Vocacional no Brasil é o que explica o pároco: “José de Anchieta com os pés descalços percorreu boa parte do território brasileiro. Como catequista e pregador excepcional, ensinou ao povo simples o caminho de Deus. Desejo que esta festividade de 2023 seja um incentivo para termos sempre o coração ardente de amor pela missão e nos ajude a colocar nossos pés a caminho da evangelização em nossa comunidade”.

A programação social será no sábado (10), na quadra da paróquia- rua Leopoldo Machado, esquina com Manoel da Nóbrega – a partir das 19, com sorteio e rifa de prêmios, venda de comidas típicas e brincadeiras próprias das festas juninas. Valor da cartela, R$ 10.

Toda a renda será destinada à Catequese, trabalho social e melhorias do templo com reposição da parte elétrica e iluminação, reforma do telhado, pintura e grades de proteção.

José de Anchieta – Apóstolo do Brasil

O jovem jesuíta espanhol, chegou ao Brasil em julho de 1553 e, com ardor missionário, fez uma catequese utilizando-se dos recursos da comunidade indígena. Com os demais jesuítas, que chegaram com ele, fez oposição tenaz à opressão dos colonizadores portugueses sobre os indígenas.

A biografia de José de Anchieta é muito rica. Ser catequista era a sua vocação, mas também se revelou como dramaturgo, gramático, linguista, historiador e poeta. A sua obra mais famosa é o “Poema à Virgem”, escrita na areia da praia.

A canonização do Apóstolo do Brasil se deu através do decreto assinado pelo papa Francisco, em 24 de abril de 2014, em Roma. No documento final sobre a vida dele, com 488 páginas, consta o registro de 5.350 histórias de pessoas, relatando graças alcançadas depois de rezarem ao jesuíta.

Pastoral da Comunicação: (96) 98414-2731
www.diocesedemacapa.com.br