Igreja Católica celebra Corpus Christi na quinta-feira, 8/6

Confira os horários das celebrações dos Vicariatos da capital
MACAPÁ (AP) Por Jefferson Souza (Pascom)

A solenidade de Corpus Christi celebrada pela Igreja Católica nesta próxima quinta-feira (8/6) será realizada na Diocese de Macapá através dos Vicariatos, que prepararam uma série de celebrações e procissões para este dia.

A celebração tem como objetivo a adoração e profissão pública da fé na presença de Jesus Cristo na Eucaristia. Não é um feriado nacional, mas por conta da forte religiosidade do povo brasileiro, tornou-se em alguns lugares ponto facultativo.

Para o catolicismo, a solenidade é celebrada no Tempo Comum, na primeira quinta-feira após a celebração da Santíssima Trindade, sendo também um dia de preceito, ou seja, ao fiel católico é obrigatória a participação na Santa Missa.

Na data, é costume a confecção de tapetes decorativos preparados pelas comunidades para o percurso por onde o Santíssimo Sacramento vai passar como forma de reverência e adoração. Confira a programação dos Vicariatos da capital.

Vicariato 1

As paróquias N. srª de Nazaré, Santa Cruz, N. Srª do Rosário e São Paulo VI na Zona Norte de Macapá celebram a Solenidade de Corpus Christi com missa às 7h30 na Igreja Matriz Paroquial Santa Cruz, no bairro Jardim felicidade I, e em seguida procissão até a Igreja Nova e Eterna Aliança, no bairro Novo Horizonte.

Os organizadores promovem para este dia o gesto solidário convidando os fiéis católicos da zona norte à doação de alimentos, material de higiene pessoal e material de limpeza que serão doados às famílias carentes.

Vicariato 2

As Paróquias do Vicariato 2 optaram por celebrar em cada comunidade paroquial o dia de Corpus Christi.

Paróquia São Benedito, no bairro do Laguinho, Escolheu como tema “Eu sou o pão vivo que desceu do céu” (Jo 6, 51) e realiza às 7h a missa solene na Igreja Matriz Paroquial e em seguida a procissão pelas ruas General Rondon, Av. Pará, São Paulo, Av. Paraíba até chegar na Igreja N. Srª Aparecida, no Pacoval.

O Santuário Nossa Senhora de Fátima a celebração eucarística será também às 7h e a procissão pelo bairro Santa Rita acontece logo após a missa.

A Paróquia São João Batista Piamarta a missa acontece às 7h na Igreja Sagrada Família, no Marabaixo 4, e em seguida a procissão pelas ruas até a Igreja Desatadora dos Nós, no Marabaixo 2.

A Paróquia Jesus de Nazaré realiza a missa às 16h30 e em seguida haverá uma procissão pelas ruas do próprio bairro Jesus de Nazaré.

Vicariato 3

As paróquias do Vicariato 3 também optaram por realizarem cada uma sua própria celebração da solenidade. De acordo com os responsáveis, esta é uma forma de favorecer maior participação por parte dos paroquianos neste momento.

Na Paróquia Cristo Bom Pastor, no bairro do Buritizal, as comunidades onde se encontra a presença do Santíssimo Sacramento se reunirão às 7h30 para em seguida saírem em procissão até a Igreja Matriz para a celebração solene. A concentração inicial dos fiéis acontece nas comunidades Santo Agostinho, Maria Mãe  da Igreja, N. Srª de Fátima e Cristo Redentor.

Na Paróquia Jesus Bom Samaritano, no bairro do Zerão, a celebração solene acontece às 7h30, na Igreja Matriz, e em seguida os fiéis saem pelas ruas até a capela N. Srª do Perpétuo Socorro, no Conjunto Embrapa. Os paroquianos também foram animados a realizar um gesto concreto de solidariedade e partilha com a doação de alimentos.

Na Paróquia Sagrado Coração de Jesus, a missa inicia às 8h na Igreja Matriz no bairro Buritizal. Em seguida, a procissão com o Santíssimo Sacramento segue até o centro comunitário Dom José Maritano. O gesto concreto de partilha de alimentos não-perecíveis também vem sendo animado pela equipe organizadora.

Vicariato 4

As paróquias São José (Catedral), N. Srª da Conceição, N. Srª do Perpétuo Socorro e São Pedro estarão reunidas celebrando Corpus Christi. A programação do Vicariato inicia às com adoração eucarística às 15h30 na Igreja São Pedro, no bairro do Beirol.

Ainda em São Pedro acontece a missa solene às 17h e após a celebração, a procissão até a Igreja Nossa Senhora da Conceição, no bairro do Trem.

www.diocesedemacapa.com.br
(06/06/2023)