Prefeito Dr. Furlan assina ordem de serviço para construção do Complexo Santuário Nossa Senhora de Fátima

O novo complexo fomenta o turismo religioso
MACAPÁ (AP) Por Karla Santos – Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura Urbana | Fotos: Jesiel Braga/ PMM

Um novo complexo religioso será erguido para comportar os cristãos e devotos de Nossa Senhora de Fátima. A ordem de serviço foi assinada nesta quinta-feira (25), pelo prefeito de Macapá, Dr. Furlan.

“A área foi entregue ao santuário por meio de um termo de cessão. A decisão de construir o complexo foi o pontapé para que um novo espaço pudesse ser entregue em tempo hábil até o próximo Círio. O novo complexo fomenta o turismo religioso e reforça o espaço para oferecer conforto aos devotos”, afirmou o gestor municipal.

Com os trabalhos encabeçados pela Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura Urbana (Semob), a construção fica localizada ao lado do Santuário Nossa Senhora de Fátima, na Av. Profa. Cora de Carvalho, no bairro Santa Rita, Zona Sul da capital. O local estava fechado e em desuso desde 2019.

“Uma obra extremamente importante para a comunidade católica. Com essa tomada de decisão, ganhamos mais um patrimônio público importante para o povo de Macapá”, disse o secretário municipal de obras, Cássio Cruz.

A estrutura destinada a celebrações religiosas contará com 3 pavimentos O ambiente será composto por anfiteatro, três banheiros (wc feminino, masculino e PCD), escritório, arquibancada, uma sala de celebrações, além do projeto de paisagismo. O complexo também terá piso tátil para acessibilidade. O recurso de 2.352.861,62 é inteiramente do Tesouro Municipal.

Em 2014, ao completar 50 anos, a então Paróquia foi elevada a Santuário Nossa Senhora de Fátima. No Santuário acontecem duas grandes importantes celebrações: Dia de Nossa Senhora de Fátima, celebrado em 13 de maio e a santa missa do Círio de Nazaré. É do Santuário de Fátima, também, que a procissão do Círio dá largada.

“O espaço será muito bem utilizado por todos os devotos e demais frequentadores do Santuário de Fátima. Para nós, é uma grande felicidade ver essa obra se concretizando”, disse o reitor do Santuário, Francivaldo Lima.

Outros investimentos

Em 25 de novembro de 2022 foi emitida uma ordem de serviço para revitalização da arena esportiva situada na Praça Nossa Senhora de Fátima, em frente ao Santuário de Fátima. A arena receberá serviços de estruturação do campo em gramado sintético, alambrado, iluminação, arquibancada e também reformas no calçamento e iluminação no entorno. O valor do investimento é de R$ 806 mil reais, provenientes de emenda parlamentar do senador Davi Alcolumbre, com contrapartida do Tesouro Municipal.

Em 13 de dezembro de 2022, um dos principais espaços públicos da zona sul de Macapá, a Praça Nossa Senhora de Fátima, também recebeu ordem de serviço para revitalização. O orçamento para a reforma é de R$1,2 milhão. O valor é proveniente de emenda parlamentar articulada pelo deputado federal Vinicius Gurgel, com contrapartida equivalente do Tesouro Municipal.

O projeto da praça prevê implantação de acessibilidade nos perímetros da praça, construção de 4 quiosques para venda de alimentos, revitalização da quadra de basquete e da quadra poliesportiva com colocação de alambrado, revitalização da área de food truck com o piso adequado, área para feiras itinerantes e iluminação com arcos de LED para que as praças tenham iluminação mais presente e segurança durante a noite.

www.diocesedemacapa.com.br
(12/05/2023)