Eventos e festividades marcam o dia de Pentecostes

Solenidade do Divino Espírito Santo será celebrada no domingo (28/5)
MACAPÁ (AP) Por Pascom

No próximo domingo (28/5) a Igreja Católica celebra o dia de Pentecostes. A solenidade faz memória à vinda do Espírito Santo sobre os discípulos de Jesus e é narrada pelo evangelista Lucas no livro dos Atos dos Apóstolos. A celebração deste dia acontece 50 dias depois da Ressurreição de Jesus e marca o fim do Tempo Pascal. Pela importância da celebração, fiéis devotos comemoram a data com programação especial.

Festividades

Na zona norte de Macapá, a comunidade do bairro Pantanal celebra a Festa do Divino Espírito Santo com procissão às 8h com saída da Praça do bairro até a Igreja. A missa solene de Pentecostes acontece na chegada da procissão, por volta das 9h.

Na zona sul, a comunidade do Divino Espírito Santo, no bairro do Buritizal, celebra seu padroeiro com a missa às 9h. Com o tema “O Espírito Santo nos leve a agir contra a fome com a partilha” os fiéis estão desde o dia 22 demaio realizando a Novena ao Espírito Santo em preparação à solenidade.

No município de Amapá, no nordeste do estado, a Paróquia Divino Espírito Santo festeja também no domingo de Pentecostes o padroeiro. Todos os dias acontece a missa as 19h na Igreja matriz em preparação à celebração solene no domingo (28/5), quando acontece a procissão às 18h pelas ruas da cidade até a Igreja para a missa às 19h.

Encontros

A Comunidade Católica Shalom promove desde a noite de quarta-feira (24/5) o Tríduo de Pentecostes com momentos de oração e louvor ao Espírito Santo, esta programação acontece até sexta-feira, às 19h30. No sábado (27/5) e no domingo (28/5) acontece na sede da comunidade em Macapá o Seminário de Vida no Espírito Santo. Com o tema “Apenas começou” o momento visa a evangelização com orações, pregações querigmáticas para favorecer a experiência no Espírito. Para o Seminário é necessário realizar a inscrição no valor de R$ 10,00.

A Renovação Carismática Católica do Amapá (RCC Amapá) comemora Pentecostes com um encontro na Catedral São José reunindo os grupos de Oração de Macapá e Santana. Lideranças, membros e simpatizantes do movimento eclesial se reúnem para o momento de oração comunitária em clamor ao Espírito Santo, considerado fonte da espiritualidade da RCC. A programação acontece de 14h às 18h, com entrada franca.

Show

A Banda Eterna Aliança realiza o show Renascer no Espírito, um momento de evangelização e de celebração ao Espírito Santo através da música. O evento acontece também no domingo (28/5), às 19h30, em frente à Igreja dos Capuchinhos na Av. Fab. Segundo os organizadores, o show vai apresentar as músicas dedicadas oa Espírito que marcaram a década de 90 e que marcam a vida de conversão de milhares de pessoas.

Pastoral da Comunicação: (96) 98414-2731
www.diocesedemacapa.com.br