Conselho de Pastoral confirma realização de Assembleia Diocesana em agosto

Reunião aconteceu no sábado, 6/5.
MACAPÁ (AP) Por Jefferson Souza (Pascom)

O Conselho de Pastoral Diocesano (CPD) confirmou a realização da Assembleia Diocesana nos dias 25 e 27 de agosto deste ano. A decisão fez parte da reunião do colegiado no último sábado (6/5).

Os membros titulares ou seus suplentes representantes do governo da diocese, das pastorais, dos movimentos, novas comunidades, organismos e serviços que compões o CPD receberam do bispo de Macapá, dom Pedro José Conti, o repasse de direcionamentos e as propostas para a realização da Assembleia.

Na reunião dom Pedro Conti destacou os principais temas discutidos pela Igreja no Brasil propostos pela 60ª Assembleia da Conferência dos Bispos do Brasil (CNBB), ocorrido em Aparecida, no período de 19 a 28 de abril. A síntese da escuta sinodal continental e a Campanha da Fraternidade 2024 foram apresentados aos participantes.

Dom Pedro também destacou que uma das “palavras novas que surgem da última assembleia dos bispos é a palavra diocesaneidade”, uma referência à Igreja local, com um forte apelo à atenção ao sentimento de pertencimento e participação na vida da Diocese.

Assembleia Diocesana

Como encaminhamento do encontro foram montadas as comissões que atuarão na preparação da Assembleia Diocesana. Os participantes do evento farão uma avaliação da caminhada da Diocese nos últimos quatro anos, apreciarão as propostas da miniassembleia de 2022 e definirão prioridades para os próximos anos à luz das Diretrizes Gerais para Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil e do Sínodo 2023-2024.

Cerca de 300 participantes são esperado para a Assembleia com significativa representatividade do clero e do laicato diocesano, bem como das paróquias e demais organismos eclesiais presentes na Igreja de Macapá. O evento está marcado para os dias 25, 26 e 27 de agosto, no Centro Diocesano de Pastorais Dom José Maritano. Em breve as inscrições dos delegados participantes estarão disponíveis.

Pastoral da Comunicação: (96) 98414-2731
www.diocesedemacapa.com.br