Em missa crismal, bispo diocesano abençoa santos óleos e clero renova promessas sacerdotais

“Se nos apresentamos unidos, fraternos, unidos, irmãos é uma luz para guiar quem olha para nós”, afirmou dom Pedro Conti em sua homilia
| MACAPÁ (AP) |Por Jefferson Souza (Pascom) | com colaboração de Márcia Fonseca

A Catedral São José em Macapá ficou lotada ao receber os fiéis na noite de quinta-feira (23/3) para a missa crismal presidida pelo bispo diocesano, dom Pedro José Conti, e concelebrada pelos presbíteros da diocese. Nesta celebração foi consagrado o óleo para unção no Sacramento do Crisma e foi abençoado os óleos usados para a Unção dos Enfermos e para o Batismos. Em breve acesse aqui as fotos.

Durante a homilia, dom Pedro José Conti destacou a importância da celebração e da Igreja de Macapá como “tubo de ensaio” para a vivência da Sinodalidade. A expressão foi inspirada na fala do Papa Francisco ao referir-se à Amazônia em 2013 na Jornada Mundial da Juventude.

O prelado também recordou a vivência do Ano Vocacional e pediu para que se rezasse pelas vocações. Dom Pedro agradeceu ainda aos padres missionários por sua presença na Diocese de Macapá.

Dom Pedro exortou que “cada comunidade, cada família, que cada grupo também faça a experiência da comunhão e que a nossa diocese se torne um pequeno sinal, quem sabe ao menos, para nós!”

Ouça abaixo a homilia completa

Após a homilia os padres presentes foram convidados a renovar as promessas sacerdotais. O presbitério de Macapá esteve representado por cerca de 50 padres entre diocesanos, religiosos e missionários, dentre eles o padre Ademilson da Silca, da Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus (SCJ). O padre explicou a importância desta celebração também para os sacerdotes presentes.

“Nós padres um dia nos entregamos total a vontade de Deus através da consagração no ministério sacerdotal. Hoje é dia da gente renovar esta consagração, renovando assim as promessas sacerdotais e também renovando nosso compromisso junto ao nosso bispo de pertencer a este ministério no presbitério da diocese de Macapá”, disse o pároco da Paróquia Santa Cruz em Macapá.

Padre fazem renovação das promessas sacerdotais | Foto: Willian Valério (Pascom)

A celebração da missa crismal também marcou o encerramento do encontro do clero ocorrido de 20 a 23 de março, no Centro Diocesano de Pastorais com o tema “Juntos andemos, Senhor, na vida Nova”, conduzido pela teóloga Dra. Lucia Pedrosa – Pádua. O encontro e a missa que são prescritos para acontecer próximo ou na Semana Santa são sempre antecipados na Diocese de Macapá para que os padres residentes no interior do Estado possam participar de cada momento.

www.diocesedemacapa.com.br
(24/03/2023)