Programação da Festividade de São José 2023 é lançada em Macapá

Por questão litúrgica, este ano a festa será celebrada no dia 18 de março
| MACAPÁ (AP) |Por Márcia Fonseca  (Pascom)

Iniciou nesta quinta-feira, 16, a programação dos festejos em honra a São José, padroeiro do estado do Amapá. Em cerimônia na Catedral Histórica, foram apresentados, o tema, o lema e o cartaz da festa e as principais motivações e reflexões propostas para as comemorações deste ano.

Com o tema: Muitos Caminhos, uma só vocação: a santidade; e o lema: “Ao despertar do sono, José fez o que o anjo do Senhor havia ordenado e acolheu sua mulher” (Mt 1,24), segue em consonância com a celebração do Ano Vocacional, celebrado no Brasil.

“A exemplo de São José, que respondeu sim ao chamado de Deus, este é um pouco o destino de cada cristão, ser santos”, destacou o coordenador da festividade, o pároco Pe. Rafael Doneschi.
A novidade da festa para 2023 é a mudança da missa solene em honra à São José para o dia 18 de março (sábado) para não coincidir com o 4º domingo da Quaresma.

“Para a igreja católica os domingos de quaresma, do advento, de páscoa, são domingos intocáveis do ponto de vista litúrgico. Por isso, o 4º domingo de quaresma não pode ser substituído com a celebração de nenhum santo. Então por isso, antecipamos a festividade para o sábado, dia 18”, explicou Pe. Rafael.

Confira como foi a apresentação

Programação

A programação segue no próximo dia 25 de fevereiro com a missa de envio das imagens peregrinas a partir das 19h, na Catedral São José; e as peregrinações aos órgãos públicos e famílias no período de 27 de fevereiro à 16 de março.

Confira toda programação aqui

www.diocesedemacapa.com.br