Paróquia São Paulo VI é instalada em Macapá

Comunidades da zona norte passam a integrar nova paróquia instalada após celebração solene no último domingo, 15
| MACAPÁ (AP) |Por Márcia Fonseca (Pascom)

Durante missa solene ocorrida no último domingo, 15/01, na Igreja Santa Maria Rainha da Paz, o bispo de Macapá Dom Pedro Conti, instalou a nova paróquia da zona norte da cidade. Denominada de São Paulo VI, a nova comunidade receberá igrejas desmembradas da paróquia Nossa Senhora de Nazaré, uma forma de multiplicar a ação evangelizadora.

“É uma alegria, uma esperança, uma certeza. Quando o povo de Deus caminha, muitas coisas acontecem. Estamos no ano vocacional nacional e como é bom ver pessoas que correspondem aos chamados. Por isso, juntos devemos testemunhar que vale a pena ser cristãos”, destacou dom Pedro durante a celebração.

Foto: Willian Valério (Pascom)

Após o rito de juramento de fidelidade à igreja e assinatura dos termos de posse e ata da celebração, os padres Davide Chiaramella e Walter Roberto Cazzaniga, sacerdotes da arquidiocese de Milão na Itália, assumiram esta missão no Amapá como pároco e vigário paroquial, respectivamente.

“Viemos de longe, mas estamos todos pertos. Para mim esta presença em Macapá é um novo começo, uma nova missão. Recomeçar é como nascer de novo. O espírito santo sempre nos regenera”, ressaltou o vigário Walter Cazzaniga.

Para o pároco David Chiarramella, a celebração em que participaram neste domingo foi o início da nova missão. “Quero lembrar aqui uma palavra que ouvi durante a semana passada: multiplicação. É isto que representa a nossa comunidade uma multiplicação, e não divisão de outras comunidades”, concluiu David.

A Paróquia São Paulo VI, terá a Igreja Matriz no bairro Morada das Palmeiras, e abrangerá comunidades do residencial Macapaba, bairro Açaí, Parque do Buritis, Infraero 2, Ilha Mirim e as comunidades da BR 156 de Camina Grande, Maruanum e Igarape do lago. A Igreja São Paulo VI está situada Rua Açaí, 324 – Morada das Palmeiras, CEP: 68908-795. Macapá-AP.

São Paulo VI

Batizado como Giovanni Battista Enrico Antonio Maria Montini, Paulo VI foi Papa de 1963 a 1975, tendo sido o sucessor de João XXIII e sucedido por João Paulo I. Antes de sua eleição como Pontífice, foi arcebispo de Milão (1954-1963). Dentre os desafios enfrentados em seu pontificado, deu continuidade a realização do Concílio Vaticano II iniciado por seu predecessor. Seu lema papal era “In Nomine Domini” (Em nome do Senhor).

Além da conclusão do concílio Vaticano II foi responsável pela reforma litúrgica permitindo a celebração da missa em lingua vernácula. Seu processo de beatificação teve início em 11 de maio de 1993. Em 20 de dezembro de 2012 o Papa Bento XVI autorizou a Congregação para a Causa dos Santos a promulgar o decreto relativo ao reconhecimento das “virtudes heróicas” do “Servo de Deus” Paulo VI.

A cerimônia de beatificação foi realizada em 19 de outubro de 2014, na Praça de São Pedro, presidida pelo Papa Francisco, com a presença do Papa Emérito Bento XVI. Paulo VI foi canonizado pelo Papa Francisco em 14 de outubro de 2018.

Saiba mais sobre o Pontificado de Paulo VI aqui

Pastoral da Comunicação: (96) 98414-2731