Encontrão das Cebs 2022 vai reunir lideranças comunitárias e juvenis para refletir sobre a sinodalidade

As inscrições para o evento podem ser realizadas gratuitamente nas paróquias ou através do formulário virtual
| MACAPÁ (AP) |Por Pascom | Com informações Cebs

Com o tema “Para uma Igreja sinodal: PJ e CEBs caminham Juntas” e o lema “Entra na roda com a gente”, a Equipe diocesana de serviço às Comunidades Eclesiais de Base e a Pastoral da Juventude realizam nos dias 19 e 20 de novembro o Encontrão das Cebs 2022. O evento tem por objetivo “clarear o que é vida de CEBs, Igreja da Casa e do compromisso com a vida segundo o projeto de Jesus Cristo, na sinodalidade”.

As inscrições podem ser realizadas nas Paróquias de forma presencial ou virtual no Portal da Diocese de Macapá. Cada paróquia ou grupo de jovens, deve informar o quantitativo de pessoas que participarão do Encontrão para o planejamento da equipe organizadora. Não há taxa de inscrição, mas cada participante pode realizar a colaboração de qualquer valor para ajudar nas despesas do evento.

O Encontrão acontece na quadra do Centro Diocesano de Pastoral Dom José Maritano da Diocese de Macapá e visa reunir animadores de Cebs, grupos de jovens e representantes das várias pastorais para refletir e aprofundar sobre a sinodalidade na Igreja.

O evento contará com a assessoria de Celso Pinto Carias, doutor em Teologia pela PUC-Rio, assessor da Ampliada Nacional das CEBs e da Comissão Pastoral Episcopal para o Laicato da CNBB.

Assessor nacional Celso Carias durante palestra no Encontrão das Cebs em 2019 em Macapá | Foto: Jefferson Souza (Pascom)

Programação

Segundo a organização, no primeiro dia (19/11) Encontrão inicia com o momento de acolhida, boas-vindas, palavra do Bispo, apresentação do tema. Está sendo preparada uma acolhida do símbolo do 15° Intereclesial das CEBs. Em seguida, uma apresentação cultural relacionada ao histórico das CEBs na diocese de Macapá até os desafios atuais.

Após esse momento se orientará os trabalhos de reflexão e diálogos com a contribuição do assessor nacional Celso Carias que vai colaborar com uma visão bíblica, teológica e pastoral do que significa “ser Igreja” nas CEBs, Sinodalidade, a missão nas comunidades  e quais as orientações dos bispos.

No segundo dia (20/11) todos os participantes do Encontrão são convidados a participar da Celebração Eucarística, presidida pelo Bispo Dom Pedro, às 07h30. A programação segue com os encaminhamentos dos trabalhos, diálogo ampliado para partilha dos desafios, alinhamento sobre a caminhada diocesana e sobre o intereclesial. Como momento final, teremos o momento do Bem Viver que contará com apresentações de diversas atrações culturais e a oração final.

Mensagem do bispo diocesano para o Encontrão

Queridos/as jovens e irmãos/as das CEBs da nossa Diocese de Macapá, finalmente, após estes anos de pandemia, nos encontraremos de novo com muita esperança e alegria. Desde os últimos meses do ano passado refletimos bastante sobre a “sinodalidade”.

Respondemos às perguntas da consulta em preparação ao Sínodo de outubro de 2023. Agora aguardamos a finalização das muitas sínteses que ainda estão chegando a Roma de todos os continentes, cada um deles contribuindo com as suas diversidades culturais e eclesiais.

Entendemos muito bem que praticar a “sinodalidade” não significa o apagamento de tantos dons diferentes que o Divino Espírito Santo nunca deixa faltar aos seus amigos, ao contrário, a “sinodalidade” é um chamado a caminhar juntos apesar das diferenças que, se bem aproveitadas, são enriquecimento para todos e não motivo de mais divisões entre nós.

As CEBs, por ser uma experiência eclesial popular, sempre lidaram com pessoas de origens, histórias e jeitos diferentes, mas todas unidas por causa da fé no único Senhor Jesus Cristo e pela promoção da dignidade de cada ser
humano sem distinções ou privilégios. Como Jesus nos ensina no Evangelho, se alguém precisa de mais cuidado são os pobres, os pequenos, os afastados e esquecidos.

Toda CEB é também missionária, não vive fechada olhando para si mesma, mas está aberta a tudo aquilo que possa fazer crescer a comunhão e a fraternidade, sem exclusões.

Sejam muito bem vindos os jovens neste Encontrão de 2022! Com certeza eles e elas saberão perceber e se apaixonar pelo jeito das CEBs de ser Igreja.

Em nossa Diocese, as CEBs estão espalhadas em todo lugar onde vivem cristãos católicos: na beira dos rios, nos caminhos tortuosos dos campos, nos assentamentos, nas pontes e nos conjuntos habitacionais das periferias de nossas cidades grandes e pequenas.

No meio de tantas propostas de vida e de religião, talvez alguns podem ter esquecido o caminho para chegar à sua Comunidade, para encontrar de novo os irmãos e as irmãs, os jovens e as crianças, na simplicidade das nossas
Capelas, na partilha das nossas celebrações, na animação de tantas festas de Padroeiros e Padroeiras. “Sinodalidade” é também tudo isso, porque, quem faz acontecer a Comunidade é a Palavra do Senhor, é a Eucaristia, mas também
é o nosso amor fraterno e o compromisso de “caminhar juntos” sem deixar ninguém para trás. Sejam todos e todas bem-vindos/as.

Feliz Encontrão das CEBs para todos nós!

+ dom Pedro José Conti

Bispo diocesano de Macapá