Na zona sul de Macapá, paroquianos festejam padroeiro Jesus Bom Samaritano

Na zona sul de Macapá, paroquianos festejam padroeiro Jesus Bom Samaritano

Na zona sul de Macapá, paroquianos festejam padroeiro Jesus Bom Samaritano

Na zona sul de Macapá, paroquianos festejam padroeiro Jesus Bom Samaritano

Na zona sul de Macapá, paroquianos festejam padroeiro Jesus Bom Samaritano

Na zona sul de Macapá, paroquianos festejam padroeiro Jesus Bom Samaritano

Na zona sul de Macapá, paroquianos festejam padroeiro Jesus Bom Samaritano

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Programação inicia neste fim de semana nas comunidades setoriais durante celebração do 29º domingo do tempo comum
| MACAPÁ (AP) |Por Jefferson Souza (Pascom)

De 15 de outubro até 13 de novembro a comunidade católica dos bairros Marco Zero, Universidade e Zerão celebra os festejos em honra à Jesus Bom Samaritano, padroeiro paroquial. A abertura da festividade acontece de forma descentralizada, em cada setor paroquial, nas celebrações deste fim de semana do 29º domingo do tempo comum. No fim da matéria o cronograma de celebrações.

A programação conta com momentos de celebração da vida do setor, círculos bíblicos, adoração eucarística e liturgia penitencial durante o período de preparação para missa solene do domingo (13/11). Também no período, a comunidade paroquial recebe o bispo diocesano, dom Pedro José Conti, no dia 23 de outubro, para presidir a missa com a ministração do sacramento do crisma. 

Cartaz Festividade Jesus Bom Samaritano

Além da festa religiosa, uma programação social esta sendo preparada com a realização do Show Missionário, por ocasião do mês das missões, uma ação social por ocasião da Jornada Mundial dos Pobres e a festa social no encerramento da festividade com almoço, sorteio de prêmios e confraternização entre os participantes.

Em sua mensagem para a festividade, o pároco padre Joseph Kouadio afirma que “durante essas quatro semanas de festividades, iremos refletir sobre o seguinte tema: “Jesus Bom Samaritano, ensina-nos a viver a compaixão e a comunhão”. É um tema que remete à Campanha da Fraternidade deste ano que nos convida a assumir a nossa missão de educar e evangelizar”.

Segundo o pároco, “somos chamados, como o nosso Senhor que ensina com amor, a ver além, A compreender a educação, grande desafio das famílias, comunidades e da sociedade, como um ato de amor que pode tornar o mundo mais fraterno, inclusivo e solidário”. Confira abaixo a mensagem completa.

O lema da festividade tem inspiração bíblica no evangelho de 

Mensagem do pároco

Queridos irmãos e irmãs paroquianos!

Estamos prestes a celebrar mais uma festa do nosso padroeiro Jesus Bom Samaritano (15/10 – 13/11). É sempre uma alegria podermos viver esse momento de ação de graças juntos, como irmãos e irmãs de uma mesma paróquia, uma mesma fé, uma mesma Igreja.

 Durante essas 4 semanas de festividades, iremos refletir sobre o seguinte tema: “Jesus Bom Samaritano, ensina-nos a viver a compaixão e a comunhão”. É um tema que remete à Campanha da Fraternidade deste ano que nos convida a assumir a nossa missão de educar e evangelizar. Somos chamados, como o nosso Senhor que ensina com amor, a ver além, A compreender a educação, grande desafio das famílias, comunidades e da sociedade, como um ato de amor que pode tornar o mundo mais fraterno, inclusivo e solidário; que pode construir pontes, enriquecer o diálogo e ajudar a construir um mundo melhor. Em uma palavra, somos convidados a ter um olhar compassivo e misericordioso para poder anunciar o Evangelho da vida e com a vida. O ícone maior que nos ajuda nessa missão é a figura do Pai misericordioso que, como ensina o Bom Samaritano, vê a necessidade dos outros, sente compaixão, acolhe de braços abertos sem julgar, cuida das feridas e vive a alegria da festa. Por isso, o nosso lema vai ser “Misericordiosos como o Pai”. A Misericórdia e a compaixão salvarão o mundo. As nossas comunidades e a sociedade em geral precisam de misericórdia e compaixão, de gente compreensiva que sabe acolher e acompanhar o irmão afastado, ferido ou fragilizado; e não de fariseus e fiscais da fé que afastam, machucam, julgam e se fecham em si. 

Nestes dias de campanha eleitoral, os discursos de ódio, de maldição, de falta de respeito pela fé e até mesmo partido do outro chama a nossa atenção, enquanto cristão a redescobrirmos a essência da fé cristã: O Amor que vence o ódio; a compaixão que nos move e leva a agir concretamente em prol do outro; a misericórdia que leva à reconciliação, ao perdão e ao superamento do orgulho e da dureza do coração.

Para isso, precisamos estar unidos, comungar de Jesus e com Jesus. Juntos e em comunhão com os irmãos e irmãs e com Jesus, seremos mais fortes. Uma comunidade unida, que vive a comunhão verdadeira, se deixa sempre levar pela compaixão e misericórdia na missão. Não é por acaso que o Papa Francisco convida toda a igreja a se colocar no caminho sinodal através da Comunhão, Participação e Missão. Que Jesus Bom Samaritano, nosso padroeiro, no ensine esse caminho. Que as festividades deste nos ajudem a procurar o que nos une e não o que nos divide.

Participemos, portanto, dos vários momentos organizados nesse período: Missas, Celebração da vida do Setor nas terças-feiras, Círculos bíblicos nas quartas-feiras, adoração eucarística nas quintas-feiras, celebração da misericórdia, com possibilidade de confissão individual, nas sextas-feiras e outros momentos sociais, conforme o cronograma divulgado. Não podemos esquecer, sobretudo, dos gestos concretos de caridade nos setores através de doações de alimentos não perecíveis e outras coisas que serão distribuídos às famílias mais necessitadas.

Vamos aproveitar desta oportunidade para nos alimentarmos de fé e esperança para sermos testemunhas da compaixão e da misericórdia no nosso mundo. Uma boa festa para todos e todas. Abraços com afeto!

Viva Jesus Bom Samaritano! Viva a nossa comunhão paroquial!

Pe. Joseph Kouadio, PIME

 

Programação

ABERTURA: MISSAS NOS SETORES
– Sábado (15.10): Capela São Francisco, às 17h30 | Capela N.S.Perpétuo Socorro, às 19h
– Domingo (16.10): Igreja Matriz, às 7h30 | Capela Imaculado Coração de Maria, às 9h30 | Igreja São João Batista, às 17h

ENCONTROS NOS SETORES
– Terça-feira: Celebração da Vida dos Setores, às 18h30;
– Quarta-feira: Circulos Bíblícos, horários combinados;

ENCONTROS NA IGREJA MATRIZ
– Quinta-feira: Adoração Eucarística, às 17h30;
– Sexta-feira: Celebração da Misericórdia (Liturgia Penitencial), às 17h30;

EVENTOS SOCIAIS
– Sexta-feira (28.10): Show Missionário, 19h;
– Sábado (5.11): Ação Social, às 8h;
– Domingo (13.11): Festa Social com sorteio de prêmios e venda de comidas típicas, às 11h;

ENCERRAMENTO PAROQUIAL
– Domingo (13.11): Missa Solene em honra a Jesus Bom Samaritano, às 7h30;

 

Diocese de Macapá
Pastoral da Comunicação: (96) 98406-1389
www.diocesedemacapa.com.br
Facebook: /diocesedemacapa
(15/10/2022)

Mais Artigos