Crianças saem em procissão pelas ruas para homenagear N. Srª de Nazaré

A programação no centro da cidade reuniu os pequenos devotos do Vicariato 4
| MACAPÁ (AP) |Por Jefferson Souza (Pascom)

No Dia das Crianças foi a vez dos pequenos devotos, oriundos de comunidades das Paróquias do Vicariato 4 da Diocese de Macapá, participarem das homenagens do Círio 2022.  Como parte da programação, na manhã de quarta-feira (12/10), a Catedral São José sediou a missa do Círio das Crianças e a atividade reuniu  dezenas delas junto com seus familiares e catequistas no dia da celebração litúrgica de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil. Confira fotos aqui.

A santa missa preparada pela Pastoral Catequética do Vicariato destacou o protagonismo das crianças na ação litúrgica na procissão de entrada, na proclamação das leituras da Liturgia da Palavra, na homilia e preces.  Outro destaque, foi a animação dos cantos da celebração realizada pelo coral Anjos da Catedral composto por crianças  e adolescentes de várias idades executando os solos, as respostas cantadas e as homenagens à Nossa Senhora de Nazaré.

Padre Rafael Donneschi, pároco da Catedral, durante homilia com a participação das crianças das comunidades presente | Foto: Willian Valério – Pascom

Durante a celebração, na preparação das oferendas, as crianças fizeram sua própria oferta com a doação de vários brinquedos depositando-os sobre o presbitério. De acordo com a coordenação, os brinquedos ofertados serão doados à crianças carentes e este sinal foi uma forma de ensinar aos participantes a importância da partilha e da solidariedade.

Após a missa, a procissão com as crianças percorreu as ruas do centro da cidade em direção a Igreja Matriz Paroquial de Nossa Senhora da Conceição, no bairro do Trem. Animados com cantos e coreografias elas rezavam e meditavam o tema do Círio de Nazaré 2022.

Vinicius Cavalcante, de 11 anos, é coroinha e catequisando da Catedral São José e contou ao Portal que para ele é “muito especial participar do Círio”. “É sempre bom participar e a gente está sempre envolvido”, disse. “Aprendemos a ficar mais perto de Deus e de Maria”, destacou.

Pequeno devoto de Nossa Senhora, Vinícius participou do Círio das Crianças | Foto: Willian Valério – Pascom

Andreia Monteiro foi ao evento na companhia do esposo e dos dois filhos. Para ela, “foi uma bênção participar do Círio das Crianças este ano ainda mais que estamos voltando ai depois destes dois anos sem. É uma graça está com toda a a minha família completa aqui”. Segundo Andreia, o evento é uma oportunidade de educar as crianças na fé e na devoção à Nossa Senhora.

Andreia, o esposo Raimundo e os dois filhos no encerramento do Círio das Crianças | Foto: Jefferson Souza -Pascom

“Levarmos nossos filhos neste caminho, ainda mais nestes tempos que estamos vivendo, é um momento muito preciso educarmos nossos filhos no caminho do Senhor”, disse.

www.diocesedemacapa.com.br
(12/10/2022)