Após dois anos sem procissão, fiéis caminham com a imagem de Nossa Senhora de Nazaré pelas ruas de Macapá

De acordo com estimativa da coordenação do Círio, cerca de 250 mil pessoas participaram da procissão deste domingo (9/10)
| MACAPÁ (AP) |Por Angley Pantoja (Pascom)

Conhecida como a “Rainha da Amazônia”, a imagem de Nossa Senhora de Nazaré levou milhares de pessoas as ruas do norte do país. Uma das maiores manifestações religiosas do Brasil, o Círio de Macapá aconteceu tradicionalmente neste 2º domingo de outubro voltando à normalidade após os dois anos de pandemia da Covid-19.

“Toda vez que outubro se aproxima o coração vai apertando de felicidade e amor à mãezinha” relatou Maria Silva, devota. Segundo ela, “os dois anos que não teve o Círio foram muito difíceis, pois acompanhar pela televisão não é a mesma sensação de fé e devoção, mas esse ano Deus quis e a Nazinha permitiu, que caminhasse com ela”, afirmou.

Com o tema: “Maria de Nazaré, intercedei por nós: Sem paz não temos alegria; sem amor não temos vida”, o Círio de Nazaré em 2022, reuniu cerca de 250 mil pessoas pelas ruas de Macapá. O bispo da diocese dom Pedro José Conti, ressaltou a importância desse tema. “Escolhemos um tema que lembrasse os dois anos da pandemia, pedindo à Deus que ele nos faça, como fez naquele tempo na galileia, enquanto faltou vinho. É esse desejo de crer que Jesus sempre atende ao pedido da mãe que nós também acreditamos. Esse círio nos traz esperança, esperança para todo o povo, onde possamos criar um mundo novo”, disse.

Dom Pedro Conti, bispo diocesano | Foto: Angley Pantoja (Pascom)

O Círio de Nazaré teve o percurso realizado em cerca de 1h30, saindo do Santuário Nossa Senhora de Fátima, bairro Santa Rita, em direção à Catedral Histórica São José, no bairro central, passando pelas principais ruas da capital. O trajeto todo é organizado por voluntários, que durante três meses passaram por formações e momentos de espiritualidade para exercer suas funções.

Durante o percurso, a berlinda foi conduzida por uma corda, lugar de demonstração de sacrifícios e agradecimentos por graças alcançadas. “Estar aqui é a forma mais branda de agradecer a intercessão de nossa senhora”, o promesseiro da corda, Alexandre Sanches. Segundo ele, “depois de dois anos sem poder estar caminhando com a mãezinha, esse ano é a oportunidade de agradecer pela saúde pela vida. Pedindo que sempre nos ampare e possa conceder as graças que nós, seus filhos, precisamos”.

Alexandre Sanche, promesseiro da corda

O Vigário paroquial da Paróquia Santa Cruz, padre Ronilton Souza, da Congregação do Sagrado Coração de Jesus, participou pela primeira vez do Círio de Macapá. “É com muita alegria que estou aqui, servir a Maria com esse povo todo cheio de fé, nos motiva a seguir em frente. Nossa senhora foi a primeira discípula de Jesus e junto com ela todos nós somos chamados à fidelidade com o senhor. Também peço a Deus o dom da perseverança e que possamos seguir firmes”.

Padre participou do Círio de Macapá pela primeira vez

O empresário Altair Pereira, devoto de Nossa Senhora, falou também sobre o que Círio significa. “Esse ano a retomada do Círio é uma verdadeira dadiva de Deus, além de termos passado por diversos problemas, os promesseiros, com certeza estavam sentindo muita falta disso e nós, devotos, também precisamos deste calor de mãe”, afirmou.

Para Rosangêla França, destacou o Círio como um momento de gratidão. “É momento de agradecer a Deus, após esses dois anos, esse círio se torna muito significativo. Nossa senhora sempre está conosco, essa gratidão e vontade de estarmos juntos é indescritível”.

Pastoral da Comunicação: (96) 98406-1389
www.diocesedemacapa.com.br