Romaria fluvial conduz devotos e imagem peregrina por comunidades do Rio do Amazonas

Romaria saiu do Igarapé da Fortaleza para homenagens à Virgem de Nazaré
| MACAPÁ (AP) |Por Angley Pantoja (Pascom)

Com o tema: “Maria de Nazaré, intercedei por nós: Sem paz não temos alegria; sem amor não temos vida”, a festividade do Círio de Nazaré 2022, em Macapá, reúne milhares de fiéis que aguardam ansiosos o mês de outubro para demonstrar o amor e fé na intercessão da Rainha da Amazônia, Nossa Senhora de Nazaré. Uma das romarias mais esperadas pelos devotos é o “Círio Fluvial”, oportunidade de embarcações acompanharem a imagem da padroeira pelos rios do Amapá, buscando alcançar moradores ribeirinhos que moram distante do centro da capital Macapá, que é onde acontece a tradicional procissão do Círio.

Todos os anos a coordenação do Círio abre um período para que os proprietários de embarcações se inscrevam e que atestem segurança de seus veículos, para evitar acidentes. Após dois anos de pandemia, o círio fluvial ocorreu normalmente este ano (2022), reunindo cerca de 50 veículos aquáticos. Padre João Carlos, pertencente à Paróquia Sant’Ana e membro da coordenação, fala que o Círio é a celebração da mãe, consequentemente de todos os seus filhos.

“É um dia bonito que celebramos a mãe, assim festejamos todos juntos como irmãos, uma grande família de todos que têm a mesma fé. Esta data é significativa, pois sobretudo, diante de tudo que o mundo passou nos últimos anos, estamos aqui com saúde”, afirma.

O percurso este da Romaria Fluvial iniciou no Iguarape da Fortaleza, município de Santana e seguiu até a ponte do Rio Matapi, no Distrito Industrial, onde vários motociclistas aguardavam para conduzir a imagem até a catedral de São José.

No ano de 2018, houve um acidente durante o trajeto do Círio Fluvial e desde então familiares e amigos das vítimas, fazem homenagens. Este ano, 2022, com maior emoção por conta de que em 2020, quando foi decretada a pandemia do Coronavírus, a festividade do círio precisou ser ajustada, muitas pessoas morreram com a doença e poder estar participando deste momento é algo de muita gratidão, ressalta Aurea Moreira.

“ A devoção a nossa senhora de Nazaré é algo indescritível, somente a palavra gratidão e amor, são capazes de resumir. Hoje eu já me emocionei muito, eu tinha pessoas próximas à mim que hoje já estão ao lado de Deus, tenho conhecidos hospitalizados e aqui posso rezar por essas pessoas. Abaixo de Deus ponho grande fé na Maria de Nazaré”.

Depoimentos

Elizete Pantoja, devota da Rainha da Amazônia, disse que “é um momento de muita emoção, podermos ter a imagem de nossa senhora de Nazaré, uma santa de devoção que abençoa todas as famílias e principalmente os ribeirinhos e os barqueiros, por isso que a gente faz o círio fluvial. Ela nos traz paz e harmonia”.

Maria Edilene de Oliveira, participa pela primeira vez da romaria fluvial. “Meu primeiro Círio Fluvial jamais será esquecido, um momento inexplicável com muita fé e amor no coração. Com certeza, nossa senhora intercede por nós, todas as graças que recebemos estão atreladas a ela”.

Celestina Moraes, sempre que possível participa do Círio Fluvial. “Maria é minha mãe, nossa mãe, sempre nos escuta e nos ampara, participar do círio é muito honroso para mim, muitas pessoas que queriam estar aqui não podem, rezo por essas pessoas e peço que Deus abençoe a todos, FELIZ CÍRIO”, finaliza.

Pastoral da Comunicação: (96) 98406-1389
www.diocesedemacapa.com.br