Círio 2022: Missa dos Promesseiros acontece neste sábado (1/10) para a bênção da corda e carros de som

Celebração abre a última semana dos preparativos para a procissão de 9 de outubro
| MACAPÁ (AP) |Por Pascom

Nos preparativos para o Círio de Nazaré 2022, a Diocese de Macapá através da Paróquia São José e da Comissão Organizadora da festividade, realiza no próximo sábado (1/10) a Missa dos Promesseiros. A celebração acontece na Catedral São José, às 19h, como parte da programação oficial deste ano e tem por objetivo oportunizar aos devotos de Nossa Senhora de Nazaré realizarem suas homenagens.

Durante a missa será abençoada a corda do Círio, um dos principais símbolos do evento. Com o percurso sendo realizado novamente pelas ruas da cidade em procissão, a corda de 300m doada para a festividade deste ano também volta a ser conduzida pelos devotos simbolizando a ligação filial entre o promesseiro e a Virgem de Nazaré.

Promesseiro são devotos que a cada ano realizam o “pagamento” de promessas por graças alcançadas através da Virgem Maria. Como de costume, uma das celebrações preparatórias do Círio é dedicada para este público para oportunizar que realizem suas homenagens e renovem suas promessas a Deus e a Nossa Senhora de Nazaré.

Junto a estes devotos, também são convidados os proprietários dos carros de som que atuarão na sonorização das romarias e do percurso da procissão no domingo (9/10), dia do Círio.

Preparativos

Além da Missa dos Promesseiros, os preparativos para a grande procissão no dia 9 de outubro seguem com as peregrinações por instituições públicas e privadas, a realização dos encontros em família na Paróquia São José e a organização das Romarias Ciclistas, Crianças, Fluvial, Juventude, Motociclistas e Rodoviária.

Programação

A programação oficial do Círio de Nazaré está disponível no Portal de Notícias da Diocese de Macapá: www.diocesedemacapa.com.br/ciriodenazare

Confira os destaques da programação abaixo e a programação completo está disponível aqui.

ENCONTROS NAS FAMILIAS
Período: De 26/09 a 06/10/2022
Cada Família é convidada a preparar a própria imagem e realizar os 9 Encontros e momentos de oração utilizando o Livro das Peregrinações e Encontros.

ROMARIAS
ROMARIA DOS RODOVIARIOS
Data: 07/10/2022 (Sexta-feira)
Saída as 14h da TV Amapá até a Paróquia N. S. de Fátima e Sant’Ana

ROMARIA FLUVIAL
Data: 08/10/2022 (Sábado)
7h – Translado da imagem da Paróquia N. S. de Fátima e Sant´Ana até o Porto do Restaurante Amazon Beach.
7h30 – Início da Romaria Fluvial com o embarque da Imagem que será acompanhada pelas embarcações de apoio da Marinha do Brasil, forças de segurança e demais autoridades até a Boca do Igarapé da Fortaleza.
8h – Encontro com as demais embarcações concentradas na Boca do Igarapé da Fortaleza para seguir até o Porto da Norte Log.

ROMARIA DOS MOTOCICLISTAS
Saída às 10h30 do Porto da Norte Log até a Catedral São José

ROMARIA DAS CRIANÇAS
Data: 12/10/2022 (Quarta-feira)
De acordo com a programação dos Vicariatos.

ROMARIA DOS JOVENS
Data: 15/10/2022 (Sábado)
15h- Concentração na Praça Floriano Peixoto
16h- Romaria até a Praça da Bandeira
Itinerário: Av. Antônio Coelho de Carvalho/ Rua General Rondon/ Av. Coaracy Nunes/ Rua Beira Rio/Av. Mendonça Júnior/ Rua Francisco Azarias / Av. Coriolano Jucá / Rua São José / Av. Iracema C. Nunes / Chegada na Praça da Bandeira.
– Apresentações artísticas, continuação da Romaria até a Catedral São José e Celebração da Santa Missa às 19h.

ROMARIA DOS CICLISTAS
Data: 16/10/2022 (Domingo)
7h30 – Santa Missa
8h30 – Saída da Romaria da Catedral São José até a Paroquia Jesus de Nazaré.

MISSA DOS PROMESSEIROS, BÊNÇÃO DA CORDA E CARROS DE SOM
Data: 01/10/2022 (Sábado)
Local: Catedral São José

MISSA DE APRESENTAÇÃO DO MANTO E TRASLADAÇÃO