Círio de Nazaré: Capitania dos Portos abre inscrição para vistoria e autorização de embarcações para participar da Romaria Fluvial

Liberação pela Marinha do Brasil é obrigatória para participação na Romaria
| MACAPÁ (AP) |Por Pascom | com Informações da Marinha do Brasil

Proprietários de embarcações interessados em participar da Romaria Fluvial do Círio de Nazaré 2022 já podem realizar a inscrição gratuitamente na Sede da Capitania dos Portos do Amapá (CPAP). O procedimento está disponível a partir desta quarta-feira (21/9) e segue até o dia 7 de outubro para vistoria e liberação das embarcações. A inscrição é obrigatória para a participação na Romaria no dia 8 de outubro.

de acordo com a nota da CPAP, “para validar o processo de inscrição, a Capitania irá verificar documentos e itens obrigatórios de segurança da embarcação, como possuir coletes salva-vidas em número suficiente para todos os tripulantes e passageiros, com uma sobra de, no mínimo, 10%. Além disso, os tripulantes devem ser habilitados, tendo Caderneta de Inscrição e Registro ou  Carteira de Habilitação de Amador“.

Em 2021, 43 embarcações realizaram a inscrição e foram liberadas para participar da Romaria Fluvial. A expectativa da comissão organizadora é que este ano com a pandemia já em situação de controle e maior flexibilidade para a presença de público em eventos do porte do Círio de Nazaré é que o número de participantes seja maior.

A romaria é uma oportunidade para os proprietários de embarcações, trabalhadores e ribeirinhos realizarem sua homenagem à Virgem de Nazaré às vésperas da procissão.

Confira na íntegra o informativo da CPAP para a Romaria Fluvial

A Capitania dos Portos do Amapá (CPAP) informa que estão abertas as inscrições para as embarcações que desejam participar da Romaria Fluvial do Círio de Nossa Senhora de Nazaré, no dia 8 de outubro, em Santana (AP). Os proprietários e/ou condutores podem realizar a inscrição gratuitamente na sede da CPAP. Para validar o processo de inscrição, a Capitania irá verificar documentos e itens obrigatórios de segurança da embarcação, como possuir coletes salva-vidas em número suficiente para todos os tripulantes e passageiros, com uma sobra de, no mínimo, 10%. Além disso, os tripulantes devem ser habilitados, tendo Caderneta de Inscrição e Registro ou Carteira de Habilitação de Amador. Somente após inspeção e exigências atendidas, o condutor receberá um passe de autorização, que deve ser afixado em local visível da embarcação.

No dia 8 de outubro, no período de 7h30 às 11h30, o trecho entre o Igarapé da Fortaleza, no Rio Amazonas, e a ponte sobre o Rio Matapi estará interditado e será proibida a permanência e/ou navegação de qualquer embarcação que não esteja inscrita na CPAP para participar da Romaria. A Capitania ressalta que a travessia entre a Ilha de Santana e a sede do município estará livre para navegação, sendo monitorada pela Marinha durante o horário do evento.

Para maior segurança, haverá um isolamento em torno da embarcação que transportará a imagem de Nossa Senhora de Nazaré, o qual não poderá ser adentrado pelas embarcações que estiverem acompanhando a Romaria Fluvial.

Serviço:
Local para inscrição: sede da CPAP, na Rua Claudio Lúcio Monteiro, 2000, Santana-AP
Período: até o dia 7 de outubro, de segunda a sexta, de 8h15 às 11h45 e de 14h30 às 16h.
Para dúvidas, entre em contato pelo telefone (96) 3281-5480 ou na sede da CPAP.

Pastoral da Comunicação: (96) 98406-1389
www.diocesedemacapa.com.br