Inicia a peregrinação do Círio de Nazaré 2022

Imagem peregrina foi recepcionada na sede do governo do estado para missa que abre a peregrinação pelas instituições públicas
| MACAPÁ (AP) |Por Jefferson Souza (Pascom)

Cerca de 100 instituições entre públicas e privadas, famílias de devotos, empreendimentos e paróquias recebem a partir desta segunda-feira (5/9) a peregrinação da Imagem de Nossa Senhora de Nazaré em preparação do Círio 2022. O bispo diocesano de Macapá, dom Pedro José Conti, celebrou a primeira missa abrindo as atividades da peregrinação no Palácio do Setentrião, sede do Governo do Estado. Clique aqui e saiba mais sobre o Círio de Nazaré 2022.

Dom Pedro e a equipe de peregrinação foram recepcionados pelo governador do estado Waldez Góes, gestores e servidores de diversas instituições públicas. A imagem peregrina foi recebida pelo governador e conduzida até o auditório do Palácio para a celebração da missa e homenagens dos devotos presentes.

Durante a homilia, o bispo diocesano destacou a mensagem de esperança apresentada pelo Evangelho do dia. Segundo o bispo, Jesus escolheu a vida propondo uma atitude de amor e cuidado com o próximo para além da obrigação da lei ao comentar a cura realizada na sinagoga. “Jesus quer ajudar a olhar, reconhecer o que precisa fazer para que a vida seja respeitada”, explicou.

Confira a homilia completa

O Governado do estado Waldez Góes agradeceu ao bispo de Macapá e à coordenação do Círio de Nazaré pela oportunidade de se iniciar uma outra vez a peregrinação. “Eu tenho certeza que a cada ano a população do estado do amapá reforça sua fé cristã, sua prática cristã com a realização do Círio de Nazaré”, destacou o governador. E ressaltou que mesmo com os dois anos de pandemia e as formas alternativas para se realizar o Círio, “temos a oportunidade de retornar agora, podemos dizer no pós-pandemia, para este grande encontro do povo”.

[ngg src=”galleries” ids=”10″ display=”basic_imagebrowser”]

Ainda nesta segunda-feira (5/9) dois outros momentos da peregrinação acontecem permitindo que devotos possam realizar suas homenagens. Às 16h na Escola Municipal Antônio Barbosa e às 20h na Clínica Espaço Evoluir. A peregrinação segue durante todo este mês de setembro como forma de preparar os fiéis para o Círio de Nazaré. Clique aqui (em breve) e confira a agenda completa da peregrinação.

Envio

No último sábado (3/9) a comissão organizadora do Círio realizou a missa de envio das equipes e a bênção para as imagens peregrinas e particulares que estarão expostas nas casas, instituições e empreendimentos como forma de preparação para o Círio de Nazaré deste ano. A missa presidida pelo bispo diocesano e concelebrada pelo pároco da Catedral, padre Rafael Donneschi, reuniu os devotos e marcou um dos mais importantes momento da preparação para o Círio. Confira as fotos aqui.

www.diocesedemacapa.com.br
(05/09/2022)