Festividade de São Pedro: confira a programação nas paróquias de Macapá, Santana e Pedra Branca

Santo padroeiro é um dos mais populares na Igreja Católica
| MACAPÁ (AP) |Por Pascom

Nesta quarta-feira, 29, comemora-se no calendário católico o dia de São Pedro, pescador, discípulo de Jesus e primeiro Papa, segundo a tradição cristã. Na Diocese de Macapá o santo é bastante popular nomeando diversas comunidades no estado, entre elas, destaca-se a Paróquia São Pedro em Macapá e a Paróquia São Pedro em Vitória do Jari. Além destas, no município de Pedra Branca do Amapari, parte territorial da Paróquia Santa Barbara, o Apóstolo é padroeiro da principal comunidade católica local.

Macapá

A Paróquia São Pedro no bairro do Beirol celebra nesta quarta-feira, 29, mais um dia da novena de São Pedro. Às 17h os fiéis se encontram na Igreja Matriz para momento de oração e em seguida, às 18h, a santa missa. O padre convidado para este dia é o pároco da Paróquia Nossa Senhora Aparecida do Brasil de Porto Grande, padre Benedito Curtis.

No domingo, a solenidade de São Pedro será celebrada às 7h30, presidida pelo pároco padre Fábio Rogério. Logo após a missa uma procissão pelas ruas do bairro e às 10h uma festa social com bingo, leilão e vendas de comidas típicas durante o dia.

Vitória do Jari

No município ao sul do estado, as comemorações já acontecem desde o dia 18 de junho com peregrinação da imagem pelas comunidades e famílias. Neste dia 29 de junho, às 16h os fiéis se concentram na Igreja Matriz para em seguida sair em direção ao Porto Hidroviário. Do local, às 17h, inicia a romaria fluvial que conduz a imagem de São Pedro pelo Rio Jari na frente da cidade. Após as homenagens dos pescadores, devotos e ribeirinhos a imagem volta a igreja matriz para a missa. Nos dias 2 e 3 de julho acontece a festa social na paróquia. A festividade este ano traz como tema “São Pedro, testemunha de uma educação de sabedoria e amor” e o lema “Ensinai-os a observar tudo o que vos mandei!” (cf. Mt 28, 20).

Pedra Branca do Amapari

A comunidade São Pedro de Pedra Branca do Amapari celebra desde a manhã desta quarta-feira, 29, o padroeiro. A manhã de programação começo com uma alvorada às 6h, em seguida às 8h procissão e em seguida a santa missa. A programação concluiu com um almoço comunitário às 12h. Também nos dias 01 e 02 de julho acontece a festa social com bingo, leilão, vendas de comidas típicas e apresentações culturais.

(29/06/2022)