Paróquias comemoram nesta segunda-feira, 27, padroeira Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

Católicos de Macapá, Santana e Tartarugalzinho festejam a Santa Padroeira
|MACAPÁ (AP) |Por Pascom

Nesta segunda-feira, 27, a Igreja Católica celebra Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, título da Virgem Maria venerado desde o século XV. A festa facultativa no calendário romano foi instituída pelo Papa Pio IX, sendo um dos título marianos mais populares na piedade do povo católico. Na diocese de Macapá a devoção é bastante popular e presente nas comunidades das cidades e do interior.

Na capital Macapá, os devotos de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro terão a oportunidade de participar da programação festiva na Igreja Matriz Paroquial e Santuário dedicado à Virgem Maria sobre este título. Durante todo o dia uma vasta programação vai reunir os paroquianos com oração do Terço dos Homens, Novena, Adoração Eucarística, Terço da Misericórdia e Missa Solene. Confira a programação completa abaixo.

Em Santana, Nossa Senhora do Perpétuo Socorro é titular de uma das paróquias na cidade. Os paroquianos se reúnem às 18h para a oração do terço e às 19h a novena e missa solene.

Em Tartarugalzinho, os católicos da Paróquia São João Paulo II festejarão a santa padroeira do município e titular da Igreja matriz. A santa missa solene acontece às 16h e em seguida um procissão leva pelas ruas da cidade a imagem de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Após a procissão um show com a banda católica Eterna Aliança anima a comunidade local.

No município, o dia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro é feriado municipal e pela primeira vez será celebrado no dia litúrgico próprio graças a Emenda à Leia Orgânica nº 001/2022 que transferiu o feriado do dia 17 de outubro para o dia 27 de junho.

Programação

Paróquia Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro em Macapá, bairro Perpétuo Socorro;

– Ás 6h: tocar o sino e soltar foguetes
– Terço dos Homens na Beira Rio
– Ás 12h: Novena e Adoração ao Santíssimo (Legião e RCC)
– Ás 15h – Terço da Misericórdia
– Ás 16h – Terço Mariano
– Ás 17h Missa Solene de Nossa Senhora

Paróquia Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro em Santana, Rua Claudio Lúcio Monteiro, n° 1717 – Bairro: Remédio II;

– Às 18h, oração do Terço

– Às 19h, missa solene

Paróquia São João Paulo II – Igreja Matriz N.S. Perpétuo Socorro em Tartarugalzinho;

– Às 16h, missa solene

– Procissão e Show, após a missa