Pentecostes marca o fim do Tempo Pascal e católicos celebram a devoção ao Divino Espírito Santo

Festividades e encontros acontecem em preparação a celebração de domingo, 5/6
| MACAPÁ (AP) | Por Jefferson Souza – Pascom

No próximo domingo, 5 de junho, a Igreja celebra a Solenidade de Pentecostes. A liturgia católica faz memória neste dia da vinda do Espírito Santo sobre os discípulos de Jesus 50 dias após a Páscoa, segundo narra o livro dos Atos dos Apóstolos. Neste dia, apaga-se o Círio aceso na noite de Páscoa e se conclui o tempo da Pascal. A presença de Cristo Ressuscitado antes representada pelo Círio Pascal, agora se faz pela presença do Espírito Santo na vida e na missão dos fiéis e da Igreja.

Na Diocese de Macapá, além das celebrações dominicais que reúnem os fiéis semanalmente, ganham destaque as festividades e encontros que promovem a devoção ao Divino Espírito Santo e comemoram Pentecostes como marca significativa de espiritualidade.

Padroeiro

A Paróquia Divino Espírito Santo, que abrange os municípios de Amapá e Calçoene, comemora a data como festividade do padroeiro. A programação acontece desde a última segunda-feira,  30/5, com novenário e missa na capela dedicada ao Espírito Santo no município de Amapá. No domingo, 5, a festividade se encerra com a celebração da missa, às 18h, procissão e venda de comidas típicas.

Na capital Macapá, Pentecostes marca também a festividade de duas outras comunidades. Na zona norte da capital, a comunidade dedicada ao Espírito Santo realiza a partir desta quinta-feira, 2, três noites de oração em preparação a solenidade. No dia 5 de maio, às 8h, os fiéis se concentrarão na praça do bairro Pantanal e seguirão em procissão pelas ruas em direção à Igreja Divino Espirito Santo.

Após a celebração solene, às 11h, acontece o “Arraiá do Divino” com vendas de comidas típicas e sorteio de prêmios. A comunidade do Pantanal faz parte da mais recente paróquia criada na Diocese, a Paróquia Santa Cruz.

Na zona sul de Macapá, o Espírito Santo é celebrado como padroeiro da comunidade católica no bairro do Buritizal, na Paróquia Sagrado Coração de Jesus. Desde o dia 30 de maio acontece a programação religiosa reunindo as pequenas comunidades eclesiais, áreas e colaboradores da igreja com a oração do terço, as 18h20, seguida de momentos como a missa, circulo bíblico, adoração eucarística, liturgia penitencial. Clique aqui e confira a programação completa.

Uma programação voltada para os jovens também será realizada para animar a juventude da comunidade. No domingo, dia de Pentecostes, a celebração da missa acontece às 9h. Inspirado na Campanha da Fraternidade de 2022, o tema escolhido para a festividade foi “O Espírito Santo nos ajude a falar com sabedoria e ensinar com amor”.

Em mensagem aos membros da comunidade, o pároco da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, padre Roberto Gazzoli (Pime), destacou que “retomar o gosto de estar juntos na vida das nossas comunidades, deve ser um objetivo permanente de agora em diante, visto que a pandemia está cessando e a força da vida, impulsionada pelo conhecimento da ciência, que nos foi fundamenta”.

Espiritualidade

Também bastante significativa é a importância da Solenidade de Pentecostes para os Movimentos Eclesiais e Novas Comunidades presentes na Diocese de Macapá.

De 1 a 3 de junho a Missão Macapá da Comunidade Shalom promove o Tríduo de Pentecostes com três noites de oração aberta ao público. Nos dias 4 e 5 acontece o Seminário de Vida no Espírito Santo que tem como tema “Acontecerá nos últimos dias – é Deus quem fala – que derramarei do meu Espírito sobre todo ser vivo” (At 2,17).

Retiro dedicado ao primeiro anúncio na evangelização com oração e pregação. Segundo os organizadores, “Se você quer viver uma experiência única e que vai aquecer seu coração com a experiência do verdadeiro amor, esse convite é para você!” para participar do Seminário é necessário inscrição. Clique aqui e saiba como participar.

O Grupo de Amigos da Canção Nova realiza a Vigília de Pentecostes no sábado, 4. A programação acontece na Igreja Santo Antônio da Paróquia São José, no centro de Macapá, às 20h30 com adoração eucarística.

O movimento eclesial da Renovação Carismática Católica (RCC Amapá) vai celebrar Pentecostes com um encontro de oração no domingo, 5, a partir das 14h no auditório do Centro de Pastoral e Cultura Dom José Maritano, no bairro Jesus de Nazaré. Com uma programação diversificada o encontro deve reunir carismáticos de Macapá, Santana e de outros municípios mais próximos.

Momentos de oração, música, pregação, adoração eucarística e show marcarão a festa de Pentecostes da RCC Amapá. A entrada é franca e ao público é recomendado que participem da celebração da missa de Pentecostes em suas comunidades paroquias.

Pastoral da Comunicação: (96) 98406-1389
(02/06/2022)