Miniassembleia diocesana conclui escuta sinodal na Igreja de Macapá

Miniassembleia diocesana aconteceu nos dias 28 e 29 de maio

Miniassembleia diocesana conclui escuta sinodal na Igreja de Macapá

Encontro reuniu representantes de diversos organismos eclesiais com objetivo de preparar a síntese diocesana para o Sínodo dos Bispos 2023
| MACAPÁ (AP) | Por Jefferson Souza – Pascom

Nos dias 28 e 29 de maio aconteceu a Miniassembleia Diocesana de Macapá. O encontro marcou a conclusão do processo de escuta sinodal na diocese em preparação ao Sínodo dos Bispos em 2023. Representantes dos padres, diáconos, religiosos e religiosas, pastorais, movimentos eclesiais, organismos, serviços, comunidades paroquiais e novas comunidades participam do evento no auditório do Centro de Pastoral e Cultura dom José Mariano da Diocese de Macapá.

Durante todo o dia de sábado, 28, os participantes realizaram a leitura das sínteses oriundas dos diversos grupos que realizaram o processo de estudo da cartilha sobre Sinodalidade e responderam ao questionário proposto para o Sínodo. Os trabalhos da miniassembleia foram conduzidos pelo bispo diocesano de Macapá, dom Pedro José Conti, com o objetivo de analisar às contribuições dos organismos e preparar a síntese diocesana. O documento final do encontro será enviado a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e ao Vaticano como contribuição da Diocese.

Segundo o bispo dom Pedro José Conti, a motivação para a realização deste processo vai além da proposta do Papa Francisco. “Serve em especial para que se conheça, se identifique e avalie a realidade da própria Igreja de Macapá”, disse. Para o bispo, da miniassembleia sairão as propostas para os trabalhos de evangelização da diocese e explicou a dinâmica de contribuições.

Ao todo, foram 17 paróquias, uma equipe de serviço diocesana e uma nova comunidade que responderam ao questionário, bem como os padres e outras três casas religiosas. os nove temas do Sínodo e a chamada “Pergunta Fundamental”  foram analisados pelos participantes distribuídos em grupos para discussão, revisão, edição e apresentação de proposta para o documento final. Após a colaboração de cada grupo, a equipe de secretaria e síntese elaborou a proposta final para apreciação em plenária.

No domingo, 29, a celebração eucarística da Solenidade da Ascensão do Senhor abriu os trabalhos do dia. Além das intenções próprias da celebração, foi o principal momento de oração e meditação das palavras chaves do Sínodo para os Bispos 2021-2023: Comunhão, Participação e Missão. Em sua homilia, dom Pedro relacionou o significado de cada uma delas à luz da Liturgia da Palavra celebrada e da proposta da miniassembleia. Confira baixo o áudio da homilia.

Ainda na manhã de domingo a plenária apreciou cada redação do texto após a colaboração dos grupos para os temas, para a pergunta fundamental e para as prioridades elencadas para execução na diocese de Macapá. O texto aprovado será disponibilizado aos fiéis e aprofundado pelos organismos de participação existentes na igreja local.

Confira aqui a galeria de imagens do evento.

(30/05/2022)