Celebração marca a consagração dos Santos Óleos em Macapá

Missa reuniu o clero diocesano também para renovação das promessas sacerdotais

Dom Pedro Conti faz o preparo do óleo do Crisma | Foto: Victória Figueiredo – Pascom
|MACAPÁ (AP) Por Márcia Fonseca (Pascom)

A Catedral São José recebeu centenas de fiéis para a missa dos Santos Óleos, o rito é celebrado todos os anos durante a Ceia do Senhor, porém, algumas igrejas antecedem a celebração que realiza a bênção dos óleos dos catecúmenos, dos enfermos, bem como de consagração do óleo do crisma. Confira as fotos da Missa.

Além dos fiéis, a igreja reuniu neste dia todo o clero que faz a renovação do sacerdócio, como explica o vigário-geral da Diocese de Macapá, Pe. Francivaldo Lima.

“Este é um momento em que toda a igreja está reunida, nossa diocese tem cerca de 50 sacerdotes, e por isso escolhemos esta data que antecede a semana santa para que todos estejam em torno do bispo e assim renovem as nossas promessas sacerdotais”, explicou o vigário.

Bispo | Foto: Victória Figueiredo

O bispo de Macapá, Dom Pedro José Conti reforçou durante a homilia a importância da unidade em torno do corpo eucarístico.

“A escola de comunhão deve ser a igreja e todos devemos viver a comunhão, a fraternidade, a alegria de estarmos juntos. Todos que estão podem ensinar e aprender cada um com sua capacidade e com os dons que Deus nos deu. Procurar sempre ser melhor, igreja mais unida”, disse Dom Pedro.

Os santos óleos, consagrados serão utilizados nas celebrações do sacramento do Batismo, da Unção dos Enfermos e da Crisma em 2022 nas comunidades paroquiais. Para a catequista e membro do Apostolado da Oração, Marisete Barbosa participar desta celebração é um momento para relembrar a tradição ensinada pelo pais

“Nós estamos vivendo esse momento da quaresma, de reconciliação com o próximo e de penitência, e foi um ensinamento deixado pelos nossos pais de vivência na igreja que carregamos até hoje”, ressaltou Marisete.

Durante a celebração Dom Pedro Conti ressaltou ainda as comemorações de 50 anos de sacerdócio do Pe. Ângelo Damarem. Os sacerdotes receberam ainda no final do rito uma homenagem do Apostolado da Oração em forma de agradecimento pela missão desenvolvida no Amapá.

Confira a missa

Pastoral da Comunicação: (96) 98406-1389