2º Domingo da Quaresma – C: Escutar – Uma atitude que transfigura

Reflexão da Liturgia da Palavra de Domingo – Pe. Joseph Kouadio

|MACAPÁ (AP) | Por Padre Joseph Kouadio*

As leituras deste domingo convidam-nos a refletir sobre a nossa “transfiguração”, a nossa conversão à vida nova de Deus; nesse sentido, são-nos apresentadas algumas pistas.

A primeira leitura apresenta-nos Abraão, o modelo do crente. Com ele, somos convidados a “acreditar”, isto é, a uma atitude de confiança total, de aceitação radical, de entrega plena aos desígnios desse Deus que não falha e é sempre fiel às suas promessas.

A segunda leitura convida-nos a renunciar a essa atitude de orgulho, de autossuficiência e de triunfalismo, resultantes do cumprimento de ritos externos; a nossa transfiguração resulta de uma verdadeira conversão do coração, construída dia a dia sob o sinal da cruz, isto é, do amor e da entrega da vida.

O Evangelho apresenta-nos o Filho amado do Pai, cujo êxodo (a morte na cruz) concretiza a nossa libertação. O projeto libertador de Deus em Jesus não se realiza através de esquemas de poder e de triunfo, mas através da entrega da vida e do amor que se dá até à morte. É esse o caminho que nos conduz, a nós também, à transfiguração em homens novos e mulheres novas. Para isso, precisamos escutar o Filho de Deus: “Este é o meu Filho, o meu Eleito: escutai-o”.

A voz vinda da nuvem pede-nos para escutar Jesus. Prestar atenção ao que o outro diz. Isso nem sempre é fácil, é necessário estar interiormente disponível ao outro, fazer parada interior, um tempo de silêncio para poder dar ao outro espaço para que se possa exprimir. É preciso acolher o que o outro quer dizer-nos, sem quaisquer preconceitos ou filtros. Todo diálogo verdadeiro implica tal escuta, exige uma lenta e paciente aprendizagem do silêncio exterior, mas sobretudo, o que é ainda mais difícil, do silêncio interior. Hoje, trata-se se escutar o Filho que Deus escolheu. Ora, Jesus nada diz aos três discípulos. Entretém-se com Moisés e Elias, que simbolizam a Lei e os Profetas, isto é, toda a Escritura, toda a Palavra que Deus dirigiu ao seu Povo e dirige a nós hoje. A sua única presença torna-se, de fato, uma palavra em ato. Eles manifestam que toda a Revelação tem o seu cumprimento em Jesus.

É preciso, pois, escutá-lo porque nele encontramos tudo o que Deus quer dizer-nos, hoje. Não precisamos procurar novas luzes em outros lugares, nas visões ou revelações de várias espécies…. Tudo nos é dado no Filho. Eis porque colocarmo-nos na escuta da Palavra que é Jesus é de uma importância capital, se queremos ser verdadeiramente seus discípulos. É uma das grandes graças do Concílio Vaticano II haver dado todo o seu lugar à Palavra de Deus, na liturgia e na vida dos cristãos, uma Palavra a receber pessoalmente e a escutar em Igreja, em Comunidade. O tempo da Quaresma é-nos oferecido, precisamente, como uma ocasião para nos colocarmos mais na escuta da Palavra de Deus que se fez carne. Oxalá possamos aproveitar para aprofundar o nosso silêncio interior, tornando-nos mais atentos ao que Jesus nos quer dizer, a cada um e a cada uma de nós e à nossa comunidade.

Bom domingo e boa transfiguração para todos e todas!

*Padre Joseph Kouadio é missionário do Pontifício Instituto de Missões Estrangeiras (PIME) em Macapá, atualmente desenvolve o ofício de pároco da Paróquia Jesus Bom Samaritano, bairro do Zerão, na capital amapaense. Também é responsável pela Pastoral Universitária Diocesana.