Eventos a partir do fim de semana marcam os preparativos para o dia de São José

Crianças, ciclistas, peregrinação e tríduo fazem parte das homenagens ao padroeiro de Macapá na Festividade 2022

| MACAPÁ (AP) | Por Pascom
Cartaz da Festividade 2022 | Arte: Roberto Almeida

As atividades preparatórias para a celebração do dia de São José, 19 de março, seguem com mais intensidade na próxima semana, e devem reunir devotos para homenagear o santo padroeiro de Macapá. A reta final da programação, organizada pela Diocese de Macapá, através da Paróquia São José, terá uma série de eventos que visam animar os fiéis e refletir a temática proposta pela festividade 2022.

Neste próximo sábado, 12, às 16h, acontece a programação voltada para as crianças com a romaria dos devotos mirins. A concentração da programação acontece na Catedral Histórica São José, no centro da capital, com um momento de oração e uma celebração com foco ao público infantil. Em seguida, as crianças saem em romaria até a Catedral para participar de brincadeiras e da distribuição de lanches. O momento foi organizado para fomentar e manter viva a devoção ao santo junto aos pequenos devotos.

No Domingo, 13, a partir das 8h30, acontece o passeio ciclístico em homenagem à São José. A concentração dos ciclistas será na frente da Catedral, na rua General Rondon, para em seguida percorrer as ruas do centro da cidade em direção ao monumento dedicado ao santo no Parque do Forte, na orla de Macapá. Na chegada, às 10h, uma missa campal será celebrada para recordar a instalação e dedicação do monumento no parque ao lado da Fortaleza.

Tríduo

Na próxima semana, nos dias 16, 17 e 18 acontece o Tríduo de São José. Serão três noites de oração e reflexão sobre o tema proposto para a Festividade 2022 e que terão como foco a educação na Igreja, na sociedade e na família.

Como de costume, o Tríduo acontece na Catedral Histórica (Igreja São José), a partir das 18h, com orações e cantos. Às 19h a celebração de uma missa com um sacerdote convidado para a reflexão do tema do dia.

Procissão de entrada com imagem de São José, 19 de março de 2021 | Foto: Willian Valério – Pascom

Dia de São José

Além de padroeiro da capital amapaense e do estado, o santo também é padroeiro da Diocese e patrono da Igreja e permite que neste dia, mesmo durante a Quaresma, a Liturgia dedicada ao Santo tenham um tom festivo.

No sábado, 19, dia de São José e feriado estadual, às 7h30 da manhã acontece a missa solene com a celebração litúrgica da Festa de São José na Catedral de Macapá. Por conta da pandemia, não haverá procissão, mas os devotos poderão acompanhar a carreata com a imagem peregrina do santo que percorrerá as ruas do centro da capital. Às 11h, uma segunda missa será celebrada para que mais devotos possam realizar suas homenagens ao santo padroeiro.

Ainda durante a manhã, das 9h até as 13h, serão vendidas comidas típicas na praça da Catedral e às 12h a transmissão do sorteiro de prêmios de uma rifa para angariar recursos para a manutenção da Catedral São José.

A Festividade de São José 2022 encerra com a terceira missa festiva ao Santo na Catedral de Macapá, às 19h.

A programação do dia de São José poderá ser acompanhada pelas redes sociais da Diocese de Macapá e da Paróquia São José, bem como através da Rádio São José Fm 100.5.

Pastoral da Comunicação: (96) 98406-1389
(01/03/2022)