Santa Cruz: Nova Paróquia é criada na Zona Norte de Macapá

A instalação canônica foi realizada pelo bispo diocesano dom Pedro José Conti e nova paróquia foi confiada aos cuidados da Congregação dos Sacerdotes do Sagrado Coração de Jesus (Dehonianos)

Dom Pedro Conti acompanhado dos padres concelebrantes e diáconos antes da missa | Foto: Pascom N.S.do Rosário
|MACAPÁ (AP) | Por Jefferson Souza – Pascom

O bispo diocesano dom Pedro José Conti celebrou na noite de domingo, 13, a Santa Missa de instalação de uma nova paróquia na Diocese de Macapá localizada na Zona Norte da capital, a Paróquia Santa Cruz. Reunindo fiéis das comunidades que agora compõem a nova jurisdição eclesiástica, a missa contou ainda com a presença de membros do clero local, membros de Institutos de Vida Consagrada, Pastorais e Movimentos para a cerimônia que marcou também a posse do primeiro pároco e do vigário paroquial, padres designados pela Congregação dos Sacerdotes do Sagrado Coração de Jesus, os Dehonianos.

No decreto de ereção da Paróquia Santa Cruz, lido durante a celebração, o bispo de Macapá afirma que “após ter ouvido o Conselho Presbiteral por motivo de crescimento populacional da Zona Norte da cidade de Macapá” resolveu erigir a Paróquia desmembrando-a da paróquia Nossa Senhora do Rosário e terá como área territorial os bairros Jardim Felicidade I, Renascer I, Renascer II, São Lázaro, Infraero I, Pantanal e as comunidades do interior na Rodovia AP 70 Santo Antônio da Pedreira, Nazaré, Bom Retiro e N.S. do Carmo. Confira o vídeo com a leitura da Ata de ereção da nova paróquia.

Leitura da Ata de ereção da Paróquia | Imagem: Jefferson Souza – Pascom

A nova paróquia tem seu território desmembrado da Paróquia Nossa Senhora do Rosário. Na nova jurisdição canônica estão presentes as comunidades Santa Cruz, sede da Igreja Matriz, e as comunidades Nossa Senhora de Lourdes, São Lázaro, Nossa Senhora do Bom Remédio, Sagrada Família, Divino Espírito Santo, São Cristóvão e as comunidades da área rural de Macapá, São Francisco de Assis, N.S. Nazaré, N.S. Do Carmo e Santo Antônio.

Congregação

O bispo diocesano dom Pedro Conti também deu posse ao primeiro pároco, o padre Admilsom Aparecido da Silva, e como vigário paroquial o padre Ronildo Sousa de Araújo. Os nomeados pertencem a Congregação dos Sacerdotes do Sagrado Coração de Jesus (SCJ), popularmente conhecidos no Brasil como Dehonianos. A posse dos sacerdotes também marca a instalação da Congregação na Diocese de Macapá.

Assinatura da Ata de ereção da nova paróquia | Foto: Jefferson Souza – Pascom

A Congregação é bastante conhecida por sua atuação intensa no apostolado paroquial, na educação com escolas e faculdades, nos meios de comunicação e na formação religiosa.

Agradecimentos

Ao final da missa também foi possível a comunidade da nova paróquia agradecerem aos padres Gilson Bertamoni e Ivan Bassotto da Congregação dos Pobres Servos da Divina Providência atuantes na Paróquia Nossa Senhora do Rosário de onde a nova paróquia foi desmembrada.

A Diocese de Macapá é a única circunscrição eclesiástica católica presente no Estado do Amapá e tem seu território expandido a algumas ilhas do Pará. Com a criação da paróquia Santa Cruz o número de paróquias chega a 28.

Diocese de Macapá
Pastoral da Comunicação: (96) 98406-1389
Site: www.diocesedemacapa.com.br
Facebook: /diocesedemacapa
(1502/2022)

Mais Artigos