Tema, lema e cartaz da Festividade de São José são apresentados pela Diocese de Macapá

À luz da Campanha da Fraternidade, São José é apresentado como modelo de educador

| MACAPÁ (AP) | Por Jefferson Souza – Pascom

A Diocese de Macapá, através da Paróquia São José, divulgou na sexta-feira, 11, a programação oficial de 2022 da festividade do Santo Padroeiro do Amapá. O tema, o lema e o cartaz foram apresentados pela comissão organizadora em cerimônia na Catedral.

A apresentação da festividade foi realizada pelo bispo de Macapá, dom Pedro José Conti, o pároco da Catedral, padre Rafael Donneschi e o representante da comissão, Alcinei Sousa. O tema escolhido para a festividade deste ano foi “São José, ensina-nos a educar aprendendo e aprender educando” e o lema cuja a inspiração bíblica é “Por que me procuráveis? Não sabíeis que eu devo estar naquilo que é de meu Pai?” (Cf.Lc 2,49). Confira a seguir o vídeo.

Vídeo: Reprodução Youtube Diocese de Macapá / Imagem Pascom

De acordo com dom Pedro Conti, o momento de apresentação é antes uma oportunidade de destacar as motivações que animam a escolha do tema e do lema da festa. Segundo ele, o tema escolhido destaca duas palavras importantes: educar e aprender.

O bispo recordou também que “ainda estamos no ano Amoris Laetitia, portanto, queremos continuar a refletir sobre as nossas famílias. Como estão as nossas famílias? E, todo mundo entende, se tem um ambiente propício para a educação e, infelizmente, para a “deseducação” são nossas famílias. A família deveria educar”, explicou dom Pedro

Além da família, o bispo diocesano explicou que como de costume, ” a festa de São José cai normalmente no tempo da Quaresma e já muitas vezes aproveitamos do tema da Campanha da Fraternidade (CF)” para subsidiar as reflexões. “E o tema da Campanha (da Fraternidade) é justamente a Educação”, destacou o prelado. Para o bispo “temos também esta possibilidade de refletir sobre a Campanha da Fraternidade aproveitando também a Festa de São José”.

“Olhamos para São José e para a Nossa Senhora que aprenderam com Jesus e com certeza ensinaram aquilo que era costume, mas tinham algo novo e por isso com Jesus se abriram a novidade que é o próprio Jesus” finalizou o bispo.

Cartaz

Em seguida, o pároco Rafael Donneschi apresentou o cartaz da festividade. Para ilustrar a arte foi utilizado a foto de um ícone escrito pelo missionário do Pontifício Instituto de Missões Exteriores (Pime), padre Fulvio Giulliano, que foi atuou na Diocese de Macapá. O ícone apresenta São José e Jesus em uma ilustração do cotidiano.

Padre Rafael disse que recordou que uma das imagens presentes na capela episcopal é exatamente este ícone de São José. “Este São José é um pouco diferente dos demais”, disse o padre. Segundo ele, pela proposta do tema da educação é possível ver no ícone que o santo está apontando o caminho para Jesus, com a mão estendida, da mesma forma que o menino vai a frente, seguindo a direção indicada.

“O educador é aquele que aponta o caminho, mas não empurra para que a pessoa siga o caminho que ele indicou. então, São José aponta o caminho para Jesus. mas aponta o caminho para nós e lembra que é sempre Jesus que está a um passo na nossa frente”, explicou o pároco.

Programação

No programa oficial da Festa destaca-se a abertura da Festividade no dia 19 de fevereiro, as missas de dedicação da Catedral e de renomeação da Igreja São José, no centro da capital amapaense, como Catedral Histórica de Macapá, além da programação própria do feriado de 19 de março, dia do santo padroeiro. Acesse a programação completa aqui

Pastoral da Comunicação: (96) 98406-1389
Site: www.diocesedemacapa.com.br