Irmã Maria Luísa faz votos de Profissão Perpétua durante missa solene na Catedral São José

A cerimônia da irmã pertencente à congregação das irmãs Carmelitas acontece neste sábado, 22 de janeiro

Convite para a Celebração Eucarística | Foto: Carmelo Macapá
| MACAPÁ (AP) | Por Márcia Fonseca (Pascom)

A Diocese de Macapá celebra no próximo sábado, 22 de janeiro, às 19h, na Catedral São José a Profissão Perpétua da Ir. Maria Luísa dos Anjos. O ato, é última decisão de uma jovem diante da escolha da vida religiosa para sempre, o “Sim” definitivo de dedicação ao serviço do Reino de Deus. A cerimônia tem como tema escolhido “Nós amamos, porque ele nos amou primeiro” (Jo. 4,19).

Ir. Maria Luísa dos Anjos, foi o nome escolhido por Tânia Telma Silva da Silva ao professar os primeiros votos, em 2013, na congregação das Irmãs Carmelitas de Florença, na Itália. Antes de entrar para a congregação atuava como catequista e membro do grupo Comunhão e Libertação na Paróquia Nossa Senhora do Brasil, no município de Porto Grande. De acordo com Ir. Maria Luísa, o chamado vocacional foi despertado durante encontro com as irmãs da congregação, em Macapá.

Ir. Maria Luísa dos Anjos Foto: Arquivo pessoal

“Sempre nos reuníamos para fazermos a missa no Carmelo. A primeira vez que vi as irmãs foi na missa dos Santos Óleos na Catedral, e me lembro que disse comigo mesmo se um dia eu fosse irmã queria ser igual a elas. Depois de muito tempo eu quis algo a mais em meu coração, não sei dizer como, somente que o reino de Deus me fascinava e que o movimento que me preenchia se tornou pouco. E os meus pensamentos se voltavam para aquele dia na Catedral”, relembra Ir. Maria Luísa.

Após o primeiro contato com as irmãs do Carmelo, entre idas e vindas ao município de Macapá, Ir. Maria Luísa decidiu ingressar definitivamente à congregação, era 11 de janeiro de 2008.
“Aqui eu fiz minha formação do Aspirantado e Postulantado. Professei os meus primeiros votos com muita alegria e hoje estou aqui para a Profissão Perpétua, contente do caminho percorrido, dos amigos e amigas feitos, da família Carmelitana encontrada, e de trabalhar para o reino de Deus e de todos nós seus filhos!”, ressaltou Ir. Maria Luísa.

Tríduo Vocacional

Como forma de preparação para a celebração da Profissão Perpétua, paróquias da Diocese recebem até o dia 21 de janeiro, encontros de reflexão sobre o tema Vocação e Vida em Foco.

“Durante as últimas semanas faremos momentos de convivência carmelitana, abertas à comunidade das paroquias Nossa Senhora do Rosário, no bairro Jardim I; Santa Terezinha do Menino Jesus, em Fazendinha; Jesus de Nazaré, no bairro Jesus de Nazaré; Nossa Senhora do Brasil, no município de Porto Grande; com testemunhos, partilhas, momentos de fé, oração e dinâmicas”, explica a Irmã Laura.

A formação à Vida Religiosa Consagrada é um processo dinâmico, gradual, continuo e personalizado, que se desenvolve no respeito ao ritmo de crescimento, na orientação da pessoa para uma integração de seu ser.

Profissão Perpétua Ir. Maria Luísa
Data: 22 de janeiro, às 19h