Conversão de São Paulo Apóstolo é festejada por fiéis em Macapá

Programação acontece de 23 de janeiro a 6 de fevereiro na Igreja São Paulo

Arte: Divulgação
| MACAPÁ (AP) | Por Márcia Fonseca (Pascom)

A comunidade da Igreja São Paulo, em Macapá, inicia os festejos em honra ao padroeiro. A celebração da conversão do Apóstolo dos gentios será exaltada com encontros de reflexão nas casas dos fiéis e celebração da santa missa.

Este ano a Igreja traz como tema e lema da festividade as citações dos Atos dos Apóstolos, ‘Que devo fazer, Senhor’ (At 22,10) e ‘Levanta-te, recebe o batismo e purifica-te dos teus pecados, invocando o nome de Jesus’ (At. 22,16), trechos que fazem parte do relato do apóstolo Paulo a caminho de Damasco, mensagem que quer reforçar o compromisso divino de cada cristão batizado.

A abertura da festividade ocorre no domingo, 23, com a celebração da santa missa, às 9h. No dia 25 de janeiro, dia dedicado a conversão de São Paulo, haverá alvorada festiva, às 6h, seguida de oração do terço e café da manhã. À noite, às 19h, acontece a missa solene. Durante a semana, de 26 a 29 de janeiro, acontecerão encontros de reflexão nas casas de fiéis da comunidade. A programação religiosa encerra no dia 30 de janeiro com carreata marcada às 17h, pelas ruas do bairro seguida de celebração da santa missa.

No dia 6 de fevereiro, acontece a live social transmitida pela página do facebook @igrejasaopaulomcp, a partir das 11h, com sorteio de prêmios e apresentação de grupos católicos. Além disso, haverá venda de comidas típicas no sistema drive-tru na quadra da igreja.

Conversão de São Paulo

A pessoa de Paulo é tão importante para a Igreja, por causa de seu apostolado, que celebramos o dia de sua conversão. Saulo, nome do apóstolo antes da conversão, nasceu na cidade de Tarso.
Saulo era um perseguidor dos cristãos. Tinha raiva dos seguidores de Cristo. Mas Deus tinha reservado para ele um outro caminho. A Escritura nos conta que Saulo foi surpreendido por Jesus, que em forma de luz, fez o jovem fariseu mudar completamente de vida. De perseguidor Saulo tornou-se o maior propagador da fé. Era agora chamado de Paulo. O jovem foi batizado por Ananias, um cristão de Damasco. Desta cidade saiu a pregar a palavra de Deus, como lhe ordenara Jesus, tornando-se seu grande apóstolo. Paulo passou a viajar pelo mundo, evangelizando e realizando centenas de conversões. Perseguido incansavelmente foi preso várias vezes e sofreu muito, sendo martirizado no ano 67, em Roma.

Programação:
23/01 (Domingo)
9h – Missa de Abertura da Festividade

25/01 (Terça-Feira)
6h – Alvorada; oração do terço e café da manhã
19h – Missa da Conversão de São Paulo

Encontros de oração:
26/01 (Quarta-feira)
19h30 – Comunidade N.S.P. Socorro
27/01 (Quinta-feira)
19h30 – Comunidade Rosa Mística e São José
28/01 (Sexta-feira)
19h30 – Comunidade Menino Jesus e Santo André
29/01 (Sábado)
19h30 – Comunidade N.S. de Fátima

30/01 (Domingo)
17h – Carreata com a imagem do padroeiro
Percurso: Saída da igreja pela Rodovia JK; Rua Jardim das Oliveiras; Trav. das Oliveiras; Rua 3 do Mônaco; 1ª Av. do Mônaco; Rua 1 do Mônaco; 2ª Av. do Mônaco; Rua F Samarino; Rua E Samarino; Rua F Samarino; 1ª Av. do Mônaco; Rua do Canal das Pedrinhas; Rodovia JK; Rua João de Castro Sussuarana; Rua da Bacia; Rua Graciliano da Silva Trindade; Avenida Antônio Martins da Silva; Rua Manoel de Souza e Silva; Av. Francisca Mendonça; Rua Maurício Trindade; Av. Maria José de Nazaré; Rua Leopoldo Machado; Rodovia Jk; Igreja São Paulo.
18h – Missa de encerramento da programação religiosa

06/02 (Domingo)
11h – Live com sorteio de prêmios e venda de comidas típicas no drive-tru.
Facebook @igrejasaopaulomcp

Prêmios:
1º – R$1000,00
2º – R$1000,00
3º – R$500,00
4º – R$500,00
5º – R$500,00
6º – R$300,00
7º – R$300,00
8º – R$200,00
9º – R$200,00

Festividade de São Paulo