CNBB vai retransmitir 4 dias da maratona de oração nos Santuários Marianos no mês de maio

Iniciativa foi proposta pelo Papa Francisco no “mês mariano”

Foto: Divulgação CNBB

|BRASÍLIA (DF) | Por CNBB

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil vai retransmitir, em suas redes sociais, 4 dias da “maratona” de oração no mês de maio para invocar o fim da pandemia, que aflige o mundo há mais de um ano, e para a retomada das atividades sociais e de trabalho, a pedido do Papa Francisco.

A CNBB transmitirá a abertura e o fechamento, dias 1º e 31 de maio, com a presença do Papa Francisco no Vaticano, no dia 6 em Aparecida (SP) e dia 13 no Santuário de Fátima, em Portugal. Nos dias 1º e 31 de maio, haverá tradução da transmissão para o português pelo jornalista Silvonei Protz, do VaticanNews.  O horário de transmissão será a partir das 12h55 no horário de Brasília (18h do Vaticano).

A “maratona” de oração será aberta neste sábado, 1° de maio, na Capela Gregoriana da Basílica de São Pedro. O Santo Padre rezará junto ao ícone de Nossa Senhora do Socorro.  Todos os dias a oração, nos diversos Santuários do mundo, serão transmitidos ao vivo nos canais oficiais da Santa Sé, sempre às 18 horas (horário de Roma).

Dia 6, terço na casa da Mãe Aparecida

Fachada da Catedral Basílica de Nossa Senhora Aparecida, em Aparecida (SP).

O Papa Francisco quis envolver todos os Santuários do mundo nesta iniciativa, para que se tornassem instrumentos para uma oração de toda a Igreja. A iniciativa está sendo realizada à luz da expressão bíblica: “De toda a Igreja subia incessantemente a oração a Deus” (At 12,5). Do Brasil, conforme lista divulgada pelo Vaticano, integrará esta maratona de oração a Catedral Basílica de Nossa Senhora Aparecida, em Aparecida (SP), no dia 6 de maio.

O Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização, encarregado pelo Papa de organizar o evento, estendeu o convite a todos os Santuários do mundo, a fim de promover a difusão da iniciativa nas respectivas Regiões, de modo a chegar aos sacerdotes, às famílias e a todos os fiéis, convidando-os a unir-se a esta oração de intercessão e esperança à Santíssima Virgem.

Com a oração do Terço, cada dia do mês é marcado por uma intenção de oração pelas diversas categorias de pessoas mais afetadas pelo drama da pandemia: por aqueles que não puderam se despedir de seus entes queridos, pelos profissionais da saúde, pelos pobres, pelos sem-teto e pelas pessoas com dificuldades econômicas e por todos os falecidos… estas são algumas das intenções que marcarão a oração a Nossa Senhora.

A oração em cada um desses Santuários será transmitida pelos canais oficiais da Santa Sé, seguindo o horário de Roma, às 18h. Foi preparado um breve subsídio litúrgico para fornecer algumas indicações úteis para compartilhar este momento com a própria comunidade. O subsídio em italiano, inglês e espanhol pode ser baixado do site do Conselho Pontifício para a Promoção da Nova Evangelização (pcpne.va).

Pelo fim da pandemia e retomada da vida

Cada Santuário do mundo é convidado a rezar na maneira e na linguagem em que a tradição local se expressa, a invocar a retomada da vida social, do trabalho e das muitas atividades humanas que foram suspensas durante a pandemia. Este chamado comunitário procura realizar uma oração contínua, distribuída pelos meridianos do mundo, que se eleva incessantemente de toda a Igreja ao Pai através da intercessão da Virgem Maria. Por esta razão, os Santuários são chamados a promover e solicitar o máximo possível a participação do povo, para que todos possam dedicar um momento à oração diária, no carro, na rua, com o smartphone e graças às tecnologias de comunicação, pelo fim da pandemia e a retomada das atividades sociais e de trabalho.

Conclusão nos Jardins do Vaticano

Na ocasião, no dia 31 de maio, o Santo Padre abençoará os Terços especiais utilizados especificamente para este evento, que serão então enviados aos trinta Santuários diretamente envolvidos. Várias famílias das paróquias de Roma e região participarão da oração e da leitura, juntamente com jovens representantes dos Novos Movimentos de Evangelização. O Papa Francisco concluirá a maratona de oração a partir de um lugar significativo no Jardim do Vaticano, do qual serão dadas mais informações. Ambos os momentos serão acessíveis às pessoas surdas e com dificuldade de audição através da tradução para a língua dos sinais.

Os 30 Santuários

A oração em cada um desses Santuários será transmitida pelos canais oficiais da Santa Sé, seguindo o horário de Roma, às 18:00 horas. Foi preparado um breve subsídio litúrgico para fornecer algumas indicações úteis para compartilhar este momento com a própria comunidade. O subsídio em italiano, inglês e espanhol pode ser baixado do site do Conselho Pontifício para a Promoção da Nova Evangelização (pcpne.va).

Lista dos 30 santuários selecionados aqui

Transmissão pelos Canais de TV de Inspiração Católica do Brasil

18h – TV Evangelizar – Terço Mariano – Santuário Nossa Senhora de Guadalupe e Jesus das Santas Chagas – Curitiba/PR – diariamente.
18h – Rede Século 21 – Terço Mariano – diariamente.
18h15 – TV Horizonte – Terço Mariano – Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade – diariamente.
17h50 – TV Canção Nova – Terço Mariano – Santuário do Pai das Misericórdias (segunda a sexta-feira).
18h – TV Imaculada – Terço Mariano – diariamente.
17h20 – TV Nazaré – Terço Mariano – diariamente.
TV Pai Eterno – Terço Mariano – diariamente em diversos horários na grade.
TV Aparecida – Terço Mariano – Santuário Nacional Nossa Senhora de Aparecida – (Um dos 30 Santuários mundiais apontados na carta em pedido do Papa) – horários 6h15 e às 19h segunda a sexta e aos sábados às 8h e às 14h e no dia 06 de maio às 11h00.