Missionário amapaense participa de visita do Papa Francisco no Japão

Padre Marcelo Farias é missionário do Pontifício Instituto das Missões (PIME) e está em missão no Japão onde na última terça-feira esteve em encontro com Papa Francisco
Papa Francisco chega ao Estádio de Tóquio para celebração com 50 mil fiéis – (Foto: Padre Marcelo Farias – Arquivo pessoal)

| Por Jefferson Souza (Pascom), com colaboração de Simone Souza (MC RCC)

A visita do pontífice da Igreja Católica, Papa Francisco ao Japão, encerrou-se na última terça-feira, (26), com missa no Estádio Tóquio Dome, onde estiveram presentes cerca de 50 mil pessoas. Padre Marcelo mora há cerca de um ano no país, onde foi destinado em missão e participou do encontro.

Com exclusividade à Pastoral da Comunicação da Diocese de Macapá, ele expressa que o evento foi “muito aguardado pela Igreja Católica japonesa e vivido com muita alegria por todos”.

O missionário destacou que o fato da última visita feita por um pontífice ao país ter ocorrido em 1981 despertou grande interesse e mobilização do povo católico. “Um evento que acontece raramente”.

“Muitas pessoas que participaram da missa ou dos encontros nunca tinham visto um papa pessoalmente, nunca sequer tinham ouvido ele falar”.

Para ele, este foi um evento único e que marcou a história da Igreja no Japão.
“É possível que essa visita do papa tenha sido também um momento de virada, de recomeço na vida da Igreja japonesa”.

De acordo com ele, é uma Igreja que enfrenta grandes desafios.
“Ser cristão, ser católico aqui no Japão não é fácil, não é simples! Uma Igreja deve anunciar o Evangelho, deve testemunhar a própria fé em um contexto não cristão, secularizado, em um país moderno de primeiro mundo”.

Ainda segundo o missionário, muitos esperavam que a visita do papa gerasse esperança e confirmação, próprio do ministério do Pontífice, no intuito de fortalecer a fé e proximidade da Igreja com as pessoas.

“Essa visita do papa, é um encontro com o Senhor, um encontro com o Cristo!”, destacou.

*Missão*

Atualmente, padre Marcelo se dedica ao estudo do idioma. O processo deve durar, pelo menos, mais um ano para domínio da língua. Após esse período de estudo, o padre começa a atuar diretamente na pastoral em uma paróquia. Desde que foi enviado ao país, além dos estudo, teve oportunidade de conviver com a pequena comunidade católica existente.

*Dados*

Segundo a Santa Sé, os católicos no Japão correspondem a cerca de 536 mil pessoas, o que corresponde a 0,42 % da população do país. Há 16 circunscrições eclesiásticas, 859 paróquias, 102 centros pastorais, 29 bispos², 511 sacerdotes diocesanos, 896 sacerdotes religiosos, 20 diáconos permanentes, 173 religiosos não sacerdotes, 4.976 religiosas professas, 174 membros de Institutos seculares, 5 missionários leigos, 1.307 catequistas, 80 seminaristas maiores, 815 centros de educação³, atendendo a 204.335 estudantes, além de 606 centros caritativos e sociais.