Divulgada identidade visual para o 54º Dia Mundial das Comunicações Sociais

Criador da arte fala sobre as motivações de participação e inspiração para a peça

| Brasília (DF) | Por CNBB

A identidade visual para a celebração do 54º Dia Mundial das Comunicações Sociais, comemorada no dia 24 de maio, foi divulgada. Everton Lucas de Oliveira, membro da Pastoral da Comunicação da diocese de Ponta Grossa, no Paraná, foi o vencedor do concursoO jovem é designer e atua em sua paróquia, na cidade de Reserva, e também faz parte da coordenação diocesana. A motivação para o concurso veio do assessor eclesiástico diocesano, padre Rodrigo Ribas.

Segundo Lucas, quando foi divulgado o concurso, os “pasconeiros” de sua diocese enviaram o link e o motivaram a participar. “Fiquei feliz de ser lembrado, mas até então não estava muito motivado. Quando já estava chegando no fim do primeiro prazo, eu tive a ideia de tentar uma foto para representar que a vida se faz história, uma geração passando pra outra, a história acontecendo, então o padre Rodrigo me procurou e disse que havia tido prorrogação. Poxa, agora eu posso fazer!”, partilhou Lucas.

Padre Rodrigo partilhou também como aconteceu o processo. “Ele veio me fazer uma visita, moramos em cidades opostas na diocese. Ele partilhou que gostaria de ter uma fotografia que retratasse a comunicação da fé de uma geração para outra. Neste momento lembrei da Pascom de uma Paróquia aqui da cidade. Procuramos eles e eles aceitaram. Na foto, em conformidade com o tema do Dia Mundial das Comunicações deste ano, estão o primeiro coordenador da Pascom na paróquia, que está transmitindo o conteúdo a atual coordenadora que, por sua vez, repassa para uma criança que pode vir a ser. Tendo a foto, providenciamos os documentos necessários e o Lucas concluiu o material. Foi um longo trabalho, mas que deu um bom fruto”, relatou.

Segundo Lucas, além da foto, as cores e também a tipografia representam a mensagem do Dia Mundial das Comunicações Sociais deste ano. “Com as cores, o amarelo no fundo e as fotos em preto e branco, quis mostrar a história existente, o que é transmitido. Com a tipografia, quis dar uma jovialidade. Foram isso que eu quis expressar.”

Surpresa e alegria são dois sentimentos que marcam a Pascom da Diocese de Ponta Grossa por esse trabalho. “Primeiramente, eu fiquei surpreso ao saber que fui escolhido dentre os que apresentaram seus trabalhos de diversos lugares do Brasil. Foi um grande ganho pessoal, mas também para os meus irmãos de caminhada da Pascom da paróquia onde participo e também da minha diocese. É um grande fruto que nasce do amor dos irmãos, pois eu tive o apoio deles. Saber que fui escolhido dentre várias pessoas é uma alegria imensa!”, ressaltou Lucas.

Para Padre Rodrigo Ribas, a escolha é motivo de felicidade. “Nos sentimos bastante honrados pela escolha e por poder contribuir com a Igreja. Nosso bispo, Dom Sergio, também recebeu a notícia com alegria”, destacou.

Descrição do cartaz

Três pessoas ao centro representam a transmissão da história de geração em geração. Ao mesmo tempo que tal comunicação acontece em gerações familiares, nesta foto estão dois integrantes de uma Pascom Paroquial: à esquerda um senhor, que é ex-coordenador, e ao centro uma jovem, que é atual coordenadora, ao passo que já se transmite o gosto pela comunicação para os mais novos, garantindo a continuidade do processo.

Conforme a mensagem do Papa Francisco para o DMCS deste ano, “a experiência do Êxodo ensina-nos que o conhecimento de Deus se transmite sobretudo contando, de geração em geração, como Ele continua a tornar-Se presente. O Deus da vida comunica-Se, narrando a vida.”

Queremos, portanto, mostrar com esta imagem que a narrativa continua viva hoje, nas nossas famílias e comunidades. A fé continua viva!

Concurso

O concurso para escolha da identidade do Dia Mundial das Comunicações Sociais 2020 foi lançado no dia 20 de janeiro. Após o encerramento das inscrições, duas etapas marcaram a escolha do vencedor. Na primeira etapa, o júri técnico foi composto por Adielson Agrelos, coordenador da Pascom Regional Leste 1 e publicitário; Edvanilson Lima, designer; Daniela Vieira, da Agência Parresia; Alan Barros, da Agência Parábola; Fernando Nunes, da Adora Comunicação; André Fachetti, fotógrafo.

Na segunda etapa, a escolha foi feita pelos bispos que compõem a Comissão Episcopal Pastoral para Comunicação da CNBB: dom Joaquim Giovani Mol Guimarães, bispo auxiliar de Belo Horizonte  (MG) e presidente; dom Edilson Nobre, bispo de Oeiras (PI) e dom Neri José Tondello, bispo de Juína (MT).

Com informações e fotos da Pascom Nacional