Pastoral Carcerária elege nova coordenação estadual

Pastoral Carcerária elege nova coordenação estadual

Pastoral Carcerária elege nova coordenação estadual

Pastoral Carcerária elege nova coordenação estadual

Pastoral Carcerária elege nova coordenação estadual

Pastoral Carcerária elege nova coordenação estadual

Pastoral Carcerária elege nova coordenação estadual

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Nova coordenação estará a frente nos próximos quatro anos
| MACAPÁ (AP) |Por Pastoral Carcerária

Em assembleia estadual eletiva e formativa ocorrida nos dias 3 e 4 de fevereiro, a Pastoral Carcerária no Amapá elegeu a nova coordenação para os próximos quatro anos de missão. Com o tema “Realidade do sistema prisional no Amapá e a Pastoral Carcerária como sinal de esperança”, o evento aconteceu no Centro Diocesano Dom José Maritano, reunindo agentes de pastoral atuante no Amapá.

Além de eleger a nova coordenação, o objetivo da assembleia foi partilhar, estudar, discutir e discernir a missão pastoral na Diocese de Macapá-AP. O Bispo Diocesano Dom Pedro José Conte, a coordenadora nacional para Questão da Mulher Encarcerada, Magda de Fátima Oliveira e o vice – coordenador Nacional da Pastoral Carcerária, pe. Almir José Ramos, participaram este momento.

Na sexta-feira (3/2), o primeiro dia de trabalho, começou com visitas dos agentes de pastoral e os representantes nacionais às unidades prisionais em Macapá. No início da noite, aconteceu a leitura, revisão e aprovação do estatuto da pastoral e também um momento de conversa com o pe. Almir José Ramos, que tratou sobre a orientação bíblica, o ser pastoral no cárcere destacando a realidade nacional e o universo da pessoa presa.

Magda de Fátima Oliveira conversou sobre a atuação nacional para a questão da mulher encarcerada, comentando sobre a realidade da mulher presa no Amapá e a situação nacional, os desafios e as urgências na promoção da dignidade da mulher privada de liberdade.

No sábado (4/2), pela manhã aconteceu a roda de conversa mediada pelo diácono Davi Serrão, com a presença da advogada e professora Camila Rodrigues Ilário, coordenadora do Comitê Estadual de Prevenção e Combate a Tortura, e a presença do juiz João Teixeira Matos Junior, titular da Vara de Execuções Penais da Comarca de Macapá. A conversa tratou sobre os desafios, perspectivas, ações institucionais, bem como a importante atuação da Pastoral junto às pessoas privadas de liberdade, suas famílias e nos órgãos institucionais.

Durante a tarde, com orientação do Pe. Almir José Ramos, os presentes refletiram sobre a vocação do agente da Pastoral Carcerária. Em seguida, o bispo diocesano dom Pedro José Conti conversou sobre o processo sinodal da Igreja e a busca da unidade com a missão eclesial.

No momento da eleição para a coordenação estadual da pastoral, os agentes de pastoral elegeram a nova coordenação dos próximos quatro anos de missão nos cárceres do Amapá. A Professora Maria Jane Serrão, atuante há nove anos na Pastoral, foi escolhida como coordenadora, o vice-coordenador escolhido foi André Gato, bacharel em Direito, atuante na pastoral há de 11 anos.

A assembleia estadual da Pastoral Carcerária encerrou com a celebração eucarística presidia por dom Pedro José Conti, que em sua homilia citou os desafios de uma pastoral que dedica atenção para aqueles que estão em condições sub-humanas nos presídios e merecem ouvir o evangelho. O bispo agradeceu os agentes de pastoral pela missão, trabalho e entrega na causa do reino em prol da pessoa privada de sua liberdade.

 

Diocese de Macapá
Pastoral da Comunicação: (96) 98414-2731
www.diocesedemacapa.com.br
Facebook: /diocesedemacapa
(06/02/2023)

Mais Artigos