Paróquia comemora padroeiro Sagrado Coração de Jesus

Encontros da festividade iniciam a partir desta segunda-feira, 20, e seguem até domingo, 26
| MACAPÁ (AP) | Por  Pascom

A Paróquia Sagrado Coração de Jesus em Macapá celebra nesta sexta-feira, 24, a Solenidade de seu santo padroeiro e titular paroquial. A celebração liturgia acontece às 19h na Igreja Matriz no bairro do Buritizal.

A programação da festividade tem como tema “Com a força do Sagrado Coração de Jesus Vamos vivenciar a Igreja Sinodal”. A partir desta segunda-feira, 20, as comunidades se reúnem para momentos de oração e celebração. A programação completa conta com celebração penitencial, círculo bíblico, adoração eucarística, missa do padroeiro, encontro de jovens e procissão pelas ruas do bairro. Clique aqui e confira os horários.

A festividade paroquial além da programação religiosa conta com um momento social no dia 3 de julho destinado ao sorteio de 20 prêmios, entre eles, um salário mínimo. As rifas estão sendo vendidas pelos coordenadores e animadores das comunidades, pastorais, as missas e na secretaria paroquial no valor de R$ 5,00 (cindo reais).

Mensagem

Em sua mensagem aos paroquianos, o pároco padre Roberto Gazolli afirmou que “o tempo da pandemia de covid-19 está cessando e a nossa esperança em tempos melhores está se concretizando e nós somos testemunhas disso” e destacou que o tema escolhido foi motivado pelo “tempo sinodal que estamos vivendo”. Clique aqui e leia a mensagem completa.

Cartaz

No cartaz da festividade desse ano temos ao centro a ilustração de uma cena com forte significado: Jesus Ressuscitado, se pondo no meio de nós, nos chama a caminhar. E esse chamado a caminhar juntos é para todo o povo de Deus e na imagem vemos que essas pessoas tem uma dinâmica de saída, de caminhada, em referência direta à etimologia da palavra sínodo, que significa “caminhar junto”.

Olhando o testemunho de cada pessoa na imagem, vemos catequistas segurando as sementes a ser germinadas no seio da comunidade, vemos as pessoas que se reúnem em torno da Palavra nos círculos bíblicos, temos também os trabalhadores e as famílias, enfim, todo o povo que é chamado a se envolver nessa caminhada comunitária de uma Igreja Sinodal.

A outra imagem que vemos no cartaz é a do Sagrado Coração de Jesus, e assim como os traços das outras pessoas, temos um Jesus com características do povo da nossa América Latina, da nossa Amazônia, ou seja, nos recorda a inculturação do Verbo na nossa realidade.

Os traços que compõem está imagem do Sagrado Coração de Jesus, nos revela uma imagem diferente daquelas que estamos acostumados a ver na iconografia tradicional, porém essa opção artística teve o objetivo de recordar dois importantes momentos que vivemos, o 15° aniversário da Conferência de Aparecida, realizada em 2007 e o 50° aniversário do Encontro de Santarém, realizado em 1972. Esses eventos foram decisivos para vislumbrarmos uma verdadeira e inculturada caminhada sinodal, sobretudo no rosto e na vida da nossa América Latina e Amazônia.

E por fim a cor vermelho alaranjado do nosso cartaz, vem nos recordar que é o Espírito Santo que guia a Igreja, na caminhada sinodal e em todos os momentos da história e sobretudo quando nós nos compromissamos no Discipulado de Jesus.

Com informações da Pastoral da Comunicação Paróquia SCJ
Pastoral da Comunicação: (96) 98406-1389