Terça-Feira, 21 de novembro de 2017.

Igrejas Católicas de Santana realizam 7° Encontrão dos Coroinhas

Diocese de Macapá se prepara para a abertura do Ano Nacional do Laicato

Ano dos leigos e das leigas

Artigo de Dom Pedro: A alma e o corpo

05.11.2017

27/09/2017

Exposição “Faces de Maria” destaca denominações atribuídas à Nossa Senhora

História, devoção e curiosidades sobre diferentes denominações atribuídas à Nossa Senhora fazem parte da exposição “Faces de Maria”, aberta à visitação do público no Shopping Villa Nova até o dia 16 de outubro, como parte da programação do Círio de Nazaré em Macapá. São 12 imagens, além de um varal de fotografias da festividade religiosa, cartazes e mantos que podem ser vistos no horário das 9h às 21h, de segunda-feira a sábado, e aos domingos no período da tarde.

“As imagens representam a imaginação de cada povo, de cada região, de cada situação com suas histórias. Os artistas de cada época representam Maria do seu jeito e imaginação. Esse é o resultado do carinho e da devoção popular que têm por Maria, a mãe de Deus”, destacou o bispo de Macapá, dom Pedro Conti.

O bispo agradeceu o gesto dos devotos que disponibilizaram suas imagens e demais objetos para a exposição. "Tudo isso aqui é resultado também do trabalho das pessoas que juntaram as imagens. Cada uma tem um nome, e inclusive o lema do Círio deste ano é Nazaré, Fátima, Aparecida: sempre Maria. Este é o sentido do Círio deste ano e também do ano mariano nacional”, acrescentou o bispo.

Uma das devotas que contribuíram para a exposição é dona Maria do Rosário Monteiro Rodrigues, residente no centro da cidade e voluntária do Círio de Nazaré desde 1979. “Estou muito feliz de ver minhas Santinhas aqui na exposição”, apontou a devota, que cedeu suas três imagens de Nossa Senhora do Rosário para a exposição.

O coordenador do Círio de Nazaré 2017, padre Francisco Sorrentino, também prestigiou exposição. “Este é um momento muito bonito. Aqui temos Fátima, Nazaré, Aparecida e tantas outras imagens que demonstram a devoção à Nossa Senhora. Convidamos todos para visitarem essa exposição bonita e maravilhosa”, afirmou.

Diretora administrativa do Shopping Villa Nova, Cristiane Figueiredo Pereira Coelho lembrou que este é o terceiro ano consecutivo que o empreendimento realiza parceria de exposição com a Diocese de Macapá. “A expectativa é que a exposição seja bastante visitada, a exemplo dos anos anteriores. Para nós, é uma alegria e um prazer contribuir com a história do Círio de Macapá”.

Ela elogiou a iniciativa da coordenação do Círio em explicar de “forma muito didática como a mãe de Jesus tem várias denominações, explicando as aparições, isso é muito interessante porque nos revela a história das várias faces de uma única Maria”.

Círio de Nazaré - Diocese de Macapá

Dulcivânia Freitas / Asscom Círio 2017