Domingo, 24 de setembro de 2017.

Abertas at√© o dia 28 de setembro as inscri√ß√Ķes para 3¬™ Corrida do C√≠rio em Macap√°

C√≠rio de Nazar√©: Inscri√ß√£o de embarca√ß√Ķes para Romaria Fluvial vai at√© 6 de outubro

Congresso vai celebrar Jubileu de ouro da RCC no Amap√°

28/06/2013

Paróquia do Perpétuo Socorro homenageia sua padroeira

Na noite da quinta-feira, 27, a comunidade católica  amapaense, participou da homenagem a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Às 18h, o bispo da Diocese de Macapá presidiu a missa solene. Depois da celebração, com velas e luzes, milhares de fiéis percorreram todo o bairro.  Desde o dia 18 de junho aconteceram os novenários, terços e programação social com festas e sorteios de prêmios.

De acordo com padre Lírio, a Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, antes chamada de Santuário, pertencia à Paróquia São José, depois mudou para Quase Paróquia e no dia 23 de junho foi transformada em paróquia, em solenidade que contou com a presença de dom Pedro e de representantes da congregação redentorista do sul do Brasil.

“Estamos aqui a pedido do nosso bispo dom Pedro, ele sabendo que os redentoristas são responsáveis pela propagação da devoção à Maria, nos fez o convite e, felizes, eu e padre Dionísio, deixamos as nossas duas paróquias no estado de Santa Catarina, para assumir esta paróquia”, disse o pároco padre Lírio.

Devoção em Macapá

O Papa Pio IX deu aos redentoristas a missão de propagar a devoção a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em todos os países.

Em vários lugares no mundo, em cada dia da semana tem uma novena. No Brasil, é na terça-feira.  É o caso do Amapá. Na capital amapaense, às 17h e 18h30, a Igreja fica lotada pelos devotos.

“Em Macapá, o Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro foi criado pelos fieis que vieram de Belém, estado do Pará. Em Belém há 16 horários e cerca de 40 mil pessoas, lá é a maior devoção no Brasil e na América. Em Macapá, nos dois horários,  o  Santuário é cheio de devotos, amigos de Nossa Senhora”, ressaltou o padre Lírio.

Segundo ele, devido a vários fieis pedirem novenas pela manhã, no próximo semestre, em agosto, terão mais novos horários.

A origem da devoção

Nossa Senhora do Perpétuo Socorro é um título conferido à Maria, mãe de Jesus, representada em um ícone de estilo bizantino e é conhecida como Mãe de Deus da Paixão, ou ainda, a Virgem da Paixão. A origem da devoção está neste celebre ícone, que é venerado desde 1865, em Roma, na igreja de Santo Afonso, de responsabilidade dos redentoristas, na Via Merulana.

O ícone veio da ilha de Creta. Antes estava na Igreja de São Mateus, também em Roma, onde tinha sido solenemente entronizado no ano de 1499, e do qual se contam muitos milagres e histórias. A devoção a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no Ocidente, deve-se à ação dos missionários redentoristas que difundiram esta prática religiosa em suas áreas de atuação.

Redentoristas

A Congregação do Santíssimo Redentor foi fundada em 9 de novembro de 1732, em Scala, Itália, por Santo Afonso Maria de Ligório. Após a aprovação do papa, a área de atuação dos missionários redentoristas foi crescendo. Hoje, são mais de seis mil redentoristas anunciando o Redentor em 80 países na Europa, nas Américas, na África, na Ásia e na Oceania.  Missionários Redentoristas, para anunciar o Evangelho às pessoas mais abandonadas na área espiritual, na profissão religiosa nos votos de castidade, obediência, pobreza e também perseverança. No Brasil, são cerca de 500 missionários, organizados em nove Unidades.

Mônica Costa/Pascom