Paulinas Livraria e Escola de Fé e Política promovem lançamento de livro em Macapá

Livro é fruto da reflexão teológico-pastoral à luz do Sínodo da Amazônia realizada na tese de doutorado do autor Ricardo Castro

Foto: Divulgação Paulinas Livraria e Escola de Fé e Política

|MACAPÁ (AP) | Por Pascom | Com informações da coordenação Escola de Fé e Política

A Paulinas Livraria e a Escola de Fé e Política Pe. Luís Carlini da Diocese de Macapá realizam no próximo dia 15 de janeiro o lançamento do livro “Amazônia – Novos caminhos nas relações entre homem e mulher”, de autoria de Ricardo Castro, padre diocesano da Arquidiocese de Manaus.

O lançamento acontece na às 9h na Biblioteca Pública Profª Elcy Lacerda no centro da capital e contará com a presença do autor e de convidados que debaterão o tema proposto pelo livro. o lançamento conta ainda com o apoio do Grupo Cepres da Universidade Federal do Amapá (Unifap).

Além de cursistas da Escola de fé e Política, a participação é aberta ao público em geral interessado no tema, bem como para agentes pastorais, comunidades, catequistas, dentre outros.

A inscrição pode ser realizada de forma gratuita através do link https://forms.gle/H7uv6yBFEaAe8UJF7

O livro

O Sínodo para a Amazônia expôs à Igreja e ao mundo as urgências e as particularidades dessa importante região do planeta. Se, numa perspectiva ecológica e teológica todas as regiões do planeta são igualmente relevantes, a Amazônia ganha desde então relevância para as reflexões e opções eclesiais e políticas, seja por sua importância ecossistêmica, seja por suas particularidades culturais. A Amazônia se eleva como sujeito que grita profeticamente pela defesa da vida, pelos direitos dos povos originais, pela preservação do planeta, pela superação do capitalismo predatório. A busca de uma Igreja autóctone torna-se caminho indispensável para uma evangelização libertadora centralizada no eixo da vida.

A presente obra contribui com o conhecimento da realidade amazônica a partir da categoria “masculinidade”. Afirma que a evangelização exige a superação de todas as formas de domínio, incluindo as do homem sobre a mulher que perpassam todas as dimensões da vida humana. A reflexão teológico-pastoral oferecida pela tese vencedora do Prêmio Afonso Maria Ligório Soares – SOTER/Paulinas de Teses 2019 “se insere no contexto sinodal da Amazônia. As exigências de uma Igreja da ecologia integral que cuida da Casa Comum, onde todos somos chamados a cuidar da vida em todas as suas formas e diversidades, é parte integrante deste trabalho. Conversão pastoral, ecológica e sinodalidade eclesial será resultado do desbravar de novos caminhos que exigem olhos e corações abertos para seguir a iluminação criativa do Espírito, sustentador da vida e guia para o novo do Reino, já presente na história e nas culturas”

Contato: 98414-2731
Instagram: @diocesedemacapa