Publicada cartilha diocesana para contribuições ao Sínodo dos Bispos 2023

A fase diocesana deve ser concluída até maio de 2022 e um miniassembleia será realizada no final do processo para aprovação do texto final a ser encaminhado a CNBB

| MACAPÁ (AP) | Por Pascom

Foi publicada na segunda-feira, 13, a cartilha para execução da fase diocesana do processo de escuta e colaborações para o Sínodo dos Bispos convocado pelo Papa Francisco para o ano de 2023. A cartilha foi apresentada, revisada e aprovada nos dias 15 e 19 de novembro deste ano nas reuniões do Conselho Pastoral Diocesano e do clero. A versão impressa foi disponibilizada no 8 de dezembro às comunidades, grupos e paróquias que a solicitaram e agora agora a versão digital.

A cartilha será o instrumento utilizado pelas Paróquias, Pastorais, Movimentos, Serviços e Organismos diocesanos para contribuições sobre a Sinodalidade, tema do próximo Sínodo.

Na apresentação, o bispo diocesano dom Pedro José Conti explica que no documento se encontra a Oração do Sínodo, as Palavras-Chave para o Processo Sinodal (comunhão, participação e missão), os Objetivos do Processo Sinodal, as Atitudes para participar, as Armadilhas a serem evitadas, bem como a principal pergunta para a consulta e as demais perguntas, organizadas em dez blocos temáticos para a realização do processo nas comunidades da diocese.

De acordo com dom Pedro, “este ‘trabalho’ de resposta ao Questionário servirá, em primeiro lugar, a nós mesmos, porque, conversando, poderemos chegar a um retrato real da nossa Diocese e apresentar os anseios e as esperanças que nos animam, além de fortalecer o nosso compromisso com a Igreja que ‘queremos ser’ e da qual somos parte ativa e responsável deste o nosso Batismo”.

Datas

De Janeiro a março de 2022 as comunidades e grupos menores devem realizar o processo de escuta, síntese e encaminhamento do questionário às Paróquias. De abril até 15 de maio será a vez das Paróquias, Grupos, Movimentos, Novas Comunidades na Diocese de encaminhar suas colaborações para a Cúria Diocesana. De 15 a 27 de maio acontece a redação da síntese diocesana pela equipe responsável.

Para a conclusão do processo diocesano, uma miniassembleia será realizada nos dias 28 e 29 de maio (Ascensão do Senhor) para reelaboração e aprovação da Síntese Diocesana a enviada a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O clero diocesano vai responder ao questionário colaborando com uma síntese nos dias 17 e 17 de fevereiro de 2022.

Sínodo e tema

Na apresentação, dom Pedro explica que “Sínodo e sinodalidade são palavras bem antigas da Igreja” e que na prática significam, “caminhar juntos”. Clique aqui e leia a apresentação completa.

Contato: 98414-2731
Instagram: @diocesedemacapa