Em Macapá, católicos festejam Jesus Bom Samaritano

Programação religiosa acontece até o dia 14 de Novembro

Apresentação das réplicas do ícone de Jesus Bom Samaritano para peregrinação em 2020 | Foto: Simone Souza – Pascom

|MACAPÁ (AP) | Por Pascom

Cartaz de divulgação

As comunidades católicas dos bairros Conjunto da Ego, Jardim Marco Zero, Universidade e Zerão realizam a partir deste sábado, 23, a programação em honra à Jesus Bom Samaritano, padroeiro paroquial. Até o dia 14 de novembro os setores da Paroquia localizada na Zona Sul de Macapá, promovem momentos de celebração, círculos bíblicos, visitas às famílias, dentre outras atividades.

A programação oficial inicia em cada Setor nas celebrações pré-festivas de sábado e nas missas do domingo, 24. No Setor São Francisco de Assis (Universidade) a celebração de abertura da festa acontece às 17h30 e no Setor Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (Universidade/Embrapa) às 19h. No domingo, os Setores São Brás e Santa Cecília (Zerão) abrem a festa com a missa dominical da Igreja Matriz Paroquial, às 7h30. Às 9h30 será a vez da comunidade do Setor Imaculado Coração de Maria (Conjunto da Ego/Marco Zero). A última celebração de abertura acontece às 17h no Setor São João Batista (Zerão).

Nas missas, os Setores receberão uma réplica do Ícone de Jesus Bom Samaritano para visitação às pequenas comunidades e famílias em cada área. Durante a semana as atividades da programação se dividem entre as realizadas nas igrejas, capelas e centros comunitários dos setores ou na Igreja Matriz Paroquial, localizada na Rua Amadeu Gama, próximo a 1ª arena do Zerão. Confira abaixo a programação.

“Estamos saindo, aos poucos, desta crise sanitária devido à pandemia do Coronavírus. Vamos continuar nos cuidando, com a esperança de um futuro melhor com a graça de Deus e a colaboração de todos nós”, destacou em sua mensagem aos paroquianos o pároco padre Joseph Kouadio (Pime).

A festividade tem como tema “Com Jesus Bom Samaritano, ser uma Paróquia úmida pela Missão” e o lema: “A Compaixão nos torna Próximo dos outros”. Segundo o pároco, para se alcançar este objetivo de unidade é perceber que “somos nós que iremos construir esta unidade para a missão, cada um deixando de lado o próprio ego para se fazer próximo do outro. O outro, de fato, não é o inimigo que precisa combater ou com quem rivalizar, mas é um irmão que merece compaixão, amor, cuidado, respeito, acolhimento”.

Programação

23 de outubro: Capela São Francisco de Assis, missa às 17h30; Capela N.S. do Perpétuo Socorro, missa às 19h;

24 de outubro: Igreja Matriz Jesus Bom Samaritano, missa às 7h30; Capela Imaculado Coração de Maria, missa às 9h30; Igreja São João Batista, missa às 17h;

Terças-feiras: Celebração da Vida do Setor – Igrejas, Capelas e Centros Comunitários, às 18h30;

Quartas-feiras: Círculos Bíblicos – Residências de famílias e pequenos grupos, horários combinados;

Quintas-feiras: Adoração Eucarística e Missa – Igreja Matriz, às 19h;

Sextas-feiras: Celebração da Misericórdia e Liturgia Penitencial – Igreja Matriz; às 17h;

Sábado e domingo: celebrações nos setores nos horários ordinários;

14 de Novembro: Missa Solene, presidida pelo bispo diocesano, dom Pedro José Conti; Igreja Matriz, às 7h30; Após a missa, venda de comidas típicas, live musical;

Pastoral da Comunicação
Contato: 98414-2731